Youtuber que será premiada pelo Bafta fala sobre cyberbullying

Nikki Lilly foi diagnosticada aos 6 anos de idade com uma condição que afeta a aparência física e causa sérios problemas de saúde

Por: Redação

Nikki Lilly, de 15 anos, será a mais jovem a receber um prêmio especial da Bafta (British Academy of Film and Television Arts, ou Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, em tradução livre). Nikki, que venceu a competição no “Junior Bake Off” e já entrevistou Theresa May e Jeremy Corbyn, tem uma má-formação arteriovenosa que desfigura e pode ser fatal.

“Quando comecei, havia muitos comentários de ‘você é feia’. Feia é uma palavra muito comum”, contou Nikki à BBC sobre como enfrenta o cyberbullying. “Naquela época, esses comentários me afetaram muito mais porque minha confiança era muito menor do que é agora. E ela foi construída por meio dos vídeos.”

Na entrevista para a mídia britânica, a youtuber afirmou que os trolls não vão fazer com que ela seja infeliz ou que se esconda. Quando começou a usar a plataforma de vídeos, a seção de comentários foi desativada até a garota aumentar a autoconfiança.

“Recebo com tanta frequência que praticamente me tornei imune. Isso não significa que esse tipo de comentário não me afete, mas percebi que as pessoas que comentam coisas horríveis, com esse tipo de atitude, estão dizendo muito mais sobre elas do que sobre mim. É muito triste e covarde que eles sintam necessidade de publicar coisas horríveis para outra pessoa porque estão muito tristes com suas vidas.”

Nikki foi diagnosticada, aos 6 anos de idade, com uma malformação arteriovenosa que, além de afetar a aparência, provoca sérios problemas de saúde. Por causa desse risco, ela foi submetida por mais de 40 cirurgias.

Cyberbullying

O cyberbullying é uma prática da intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação que acontece na internet, seja nas redes sociais, por e-mail ou por aplicativos de mensagens. Ou seja, o cyberbullying é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.

O que pode ser considerado cyberbullying?

Enquanto o bullying é praticado em um ambiente específico, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem principalmente nas redes sociais.

Podem ser consideradas cyberbullying ações como:

  • Exposição de fotografias ou montagens constrangedoras;
  • Divulgação de fotografias íntimas;
  • Críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente.
menina chorando ao ver o celular
Crédito: IStock/@RyanKing999Os agressores geralmente usam de perfis falsos, mas muitos deles agem com o próprio rosto não temendo as consequências

Os agressores geralmente usam de perfis falsos, acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtual por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.

Compartilhe: