Bolsonaro quer acabar com as faculdades de filosofia e sociologia

Por: Gilberto Dimesntein | Comunicar erro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo pretende descentralizar os recursos da Educação voltados para faculdades de filosofia e sociologia para priorizar áreas que, na visão dele, “geram retorno de fato”, como enfermagem, veterinária, engenharia e medicina.

Bolsonaro no MEC
Crédito: Marcos Corrêa/PRPresidente Jair Bolsonaro em reunião com o ministro Abraham Weintraub (Educação)

Em um tuíte na manhã desta sexta-feira, Bolsonaro afirmou que a função do governo é “respeitar o dinheiro do contribuinte”, ensinar os jovens a ler, escrever e a fazer conta e depois incentivar “um ofício que gere renda para a pessoa”.

“Alunos já matriculados não serão afetados. O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina”, afirmou o chefe do Planalto. “A função do governo é respeitar o dinheiro do contribuinte, ensinando para os jovens a leitura, escrita e a fazer conta e depois um ofício que gere renda para a pessoa e bem-estar para a família, que melhore a sociedade em sua volta”, acrescentou.

A proposta foi apresentada pelo ministro das Educação, Abraham Weintraub, durante transmissão ao vivo pelo Facebook.

O ministro não detalhou como isso será, mas disse que os alunos já matriculados nestes cursos não serão afetados e adiantou se espelhar no Japão, país que tomou medidas semelhantes na área da educação.

“O Japão que é um país que está tirando dinheiro público, do pagador de imposto, de faculdades para a pessoa que já é muito rica, como, por exemplo, filosofia. Pode estar filosofia? Pode, com dinheiro próprio”.

1 / 8
1
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
2
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
3
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
4
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
5
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
6
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
7
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO
8
03:27
Apropriação Cultural
Apropriação Cultural