Folha: Ministro contraria decreto de Bolsonaro e nomeia amigo

Por: Gilberto Dimenstein | Comunicar erro

Contrariando um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, nomeou um amigo para a direção do departamento de recursos externos da secretaria-executiva da pasta.

De acordo com a Folha, a nomeação do empresário André Pitaguari Germanos, 44 anos, ligado ao movimento Endireita Brasil, não preenche nenhum dos três critérios exigidos para o cargo.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles

O cargo a ser assumido por Germanos é classificado pelo governo como ‘DAS – 5’.

Segundo o decreto 9727/19, o nomeado para o cargo de assessoramento superior de nível cinco deve atender a pelo menos um dos três critérios: experiência profissional na área de atuação do órgão ou do cargo; experiência em comissão ou função de confiança em qualquer poder público; ou ainda título de mestre ou doutor em área correlata à atuação do órgão ou do cargo.

A Folha apurou que André Germanos é formado em administração pública pela universidade Mackenzie e tem um vasto currículo no mercado financeiro.

“Especializado em negociação, planejamento de negócios, gestão de ativos, transações imobiliárias e mercado de capitais, tendo assessorado investidores individuais e institucionais, locais e internacionais”, diz a descrição destacada em sua página no Linkedin. A descrição na página também aponta que ele atualmente é sócio das empresas AG & RG Investimentos Imobiliários, Cushman & Wakefield Negócios Imobiliários e Liquidez Fomento Mercantil.

André Germanos também foi casado com Patrícia Nahas, filha do investidor Naji Nahas – conhecido como responsável pela queda da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 1989.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:32
Datafolha explica as vaias que Bolsonaro recebeu no Maracanã
Dois pontos da pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira, 8, pela Folha, mostram a pior notícia para Jair Bolsonaro. E se não …
2
03:33
O desequilíbrio de Bolsonaro na demissão de Joaquim Levy
O economista Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) neste domingo, 16. A …
3
02:28
Bolsonaro deveria ser processado por homicídio culposo
Está repercutindo no país o desfecho da morte da modelo Caroline Bittencourt. O empresário Jorge Sestini, marido de Caroline, será indiciado …
4
03:57
Guru de Bolsonaro está nu
DIREÇÃO: Gilberto Dimenstein COMENTÁRIO: Gilberto Dimenstein CAPTAÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC) EDIÇÃO: Daney Carvalho (DN|LC)
5
02:09
O PEIXE FEDEU PARA A FAMÍLIA BOLSONARO
6
07:22
Entenda o que é velha política
“Descomplicando” é um programa que discute as notícias e assuntos do momento, aprofundando e refletindo sobre seu significado e consequências …
7
03:32
MINISTRO DE BOLSONARO DEFENDE GUERRILHEIRA DILMA
8
04:47
TÁBATA DÁ UMA MARAVILHOSA LIÇÃO AO BRASIL DE BOLSONARO