10 bibliotecas mais incríveis do mundo

Por: Catraca Livre

Apreciar o silêncio de bibliotecas é um dos passeios mais interesses que se pode fazer ao visitar cidades. Esses edifícios têm a função de guardar o conhecimento, a cultura e a produção científica de civilizações e normalmente oferecem raridades da história mundial.

É um ambiente ótimo para ir com família, amigos ou solitário.

Abaixo você confere uma seleção com as 10 bibliotecas mais incríveis do mundo.

1. Biblioteca Pública de Salt Lake City – Salt Lake City, EUA

A Biblioteca Pública de Salt Lake City, localizada no estado de Utah (EUA), é obra do arquiteto israelita Moshe Safdie. O edifício tem uma área total de 22.300 metros quadrados distribuídos por cinco andares que abriga uma coleção de mais de 500.000 volumes.

O edifício é feito por paredes de vidros curvos que permitem a entrada de luz natural. O topo da biblioteca possui um terraço com um jardim com vista para a cidade e para as montanhas de Wasatch. Há computadores com acesso à internet em todos os andares e um café aconchegante para os visitantes.

Foto: Pedro Szekely

2. Biblioteca de Strahov – Praga, República Checa

A biblioteca histórica de Strahov é considerada uma das mais belas do mundo, com mais de 200.000 volumes entre os quais três mil são manuscritos. O local contém uma sala Teológica onde há ornamentação de cerâmica, literatura teológica e milhares de edições da Bíblia em várias línguas.

Foto: Rafael Ferreira

3. Biblioteca Parque Espanha – Medellín, Colômbia

Edificada sobre uma montanha em Santo Domingo – uma área fortemente afetada pela violência e tráfico de drogas durante as décadas de 80 e 90 – esta biblioteca foi construída como uma iniciativa de desenvolvimento urbano com o fim de promover mais oportunidade para os residentes mais pobres da região.

Foto: Danjeffayelles

4. Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil

Fundado em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses, o Real Gabinete Português de Leitura tem um estilo arquitetônico baseado no gótico-renascentista. Ao visitar a biblioteca é possível ver mais de 350.000 volumes armazenados em apenas uma sala, além de uma pequena coleção de esculturas, pinturas e moedas.

Foto: Os Rúpias

Veja mais bibliotecas da lista no Geekness

Compartilhe: