10 curiosidades que você não sabia sobre a CCXP

Por: Comic Con Experience Comunicar erro

Que é o maior evento de cultura pop da América Latina provavelmente você já ouviu falar. Mas a Comic Con Experience “dura” muito mais do que quatro dias, envolve mais de 5 mil pessoas no staff e outras curiosidades que você confere abaixo, para aquecer nas próximas semanas de espera. Confira!

Esse ano a CCXP espera mais de 180 mil visitantes
Esse ano a CCXP espera mais de 180 mil visitantes

Staff de peso

São necessários ao menos sete dias para que toda a equipe de montagem (600 pessoas!) possam “levantar” o evento. Só de cenografia são mais de 20 toneladas! Para todo o evento, são mais de 5 mil credenciais de staff produzidas, o mesmo que voluntários de três cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Ufa!

Nós AMAMOS quadrinhos

O Artists’ Alley é a área mais tradicional de uma comic con, é a oportunidade de quadrinistas apresentarem seus trabalhos entrando em contato direto com os fãs. Em 2016 são esperados mais de 450 artistas – 85 a mais do que na primeira edição. Além disso, em 2015, entre os produtos mais vendidos por todos os expositores presentes, a maioria foi de quadrinhos – mais de 600 mil itens.

Em 2016 o Artists' Alley terá mais de 350 quadrinistas
Em 2016 o Artists’ Alley terá mais de 350 quadrinistas

Enquanto um evento termina… o outro já começou

Toda a organização do evento para o próximo ano começa antes mesmo antes que a edição atual seja realizada. A planta da edição de 2016, por exemplo, começou a ser desenhada em setembro de 2015. O trabalho não para!

Crescimento exponencial

A primeira edição ocupou 39 mil m² do São Paulo Expo, antigo Imigrantes, enquanto a de 2015 foi ampliada para 55 mil m². Com uma reforma do espaço prevista desde o primeiro contrato, a CCXP esperava utilizar a nova área coberta apenas na quinta edição, mas o crescimento tem sido tão grande que esse ano já ocupará tudo: mais de 100 mil m²! Isso é o equivalente a cerca de 10 campos de futebol profissional.

Nerds em todo o país

Com a rede parceira de hotéis da CCXP, o evento movimenta mais turistas do que na Fórmula 1 e na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Na edição de 2015, por exemplo, o público de fora da grande São Paulo representou mais da metade dos presentes.

50% do público é de fora da grande São Paulo
50% do público é de fora da grande São Paulo

De malas prontas

Pela primeira vez a Comic Con Experience terá uma edição fora de São Paulo. O local escolhido para a estreia foi Recife, Pernambuco, que receberá a CCXP Tour Nordeste de 13 a 16 de abril de 2017. Isso porque segundo uma ampla pesquisa realizada anualmente, há um grande contingente de geeks na região nordeste do país.

Sala de cinema gigante

O auditório Cinemark se torna a maior sala de cinema indoor da América Latina… por 4 dias! Em 2016 serão mais de 3300 lugares para que os fãs de cultura pop possam assistir a painéis, pré-estreias exclusivas e outras atividades. Haja pipoca.

Recorde, recorde, recorde!

O maior evento de cultura pop da América Latina está entre os três maiores do mundo e, neste ano, pode liderar esse ranking, já que a expectativa é levar mais de 180 mil pessoas ao São Paulo Expo. Além disso, a edição de 2014 teve recorde de visitantes em primeira edição de evento indoor do Brasil, seus 97 mil presentes. Já a praça de alimentação é a terceira maior de eventos indoor em SP, atendendo uma média de 35 mil pessoas, 12 horas por dia.

Adam Sandler foi um dos convidados internacionais de 2015
Adam Sandler foi um dos convidados internacionais de 2015

Novidade no país

Entre os principais convidados já anunciados até agora para a edição de 2016, mais de 15 nunca estiveram no Brasil! Entre eles, Natalie Dormer, de GOT e Jogos Vorazes, Katee Sackhoff, a Starbuck de Battlestar Galactica, Brian Azzarello roteirista de DK III – The Master Race e 100 Balas e Mahmud Asrar, artista de All-New, All-Different Avengers. A lista completa está no site do evento e deve crescer muito!

Entretenimento levado a sério

Sabia que a CCXP tem um evento voltado a empreendedores? O CCXP Unlock leva grandes nomes do entretenimento para palestras e mesas redondas, além de oferecer a oportunidade de conhecer os bastidores da CCXP já que o “evento dentro do evento” começa um dia antes da abertura ao público geral e inclui uma visita monitorada durante a montagem.

A CCXP – Comic Con Experience 2016 acontece entre 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo, próximo à estação Jabaquara do Metrô, com conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura pop. Para saber mais, acesse o site.

Compartilhe:

1
01:02
Mexicanos e americanos brincam através de muro
A equipe do Mestres da Criatividade traz cenas inéditas de crianças de adultos, tanto do México quanto dos Estados Unidos, …
2
01:03
Dez tatuagens criativas para inspirar seu dia
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez tatuagens super criativas para inspirar o seu dia! Este vídeo …
3
01:02
Conheça dez engenhocas super criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez engenhocas super criativas para divertir o seu dia. Este vídeo …
4
01:02
As 10 publicidades de ônibus mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das publicidades de ônibus mais criativas para inspirar você! Este vídeo faz …
5
01:03
Os 10 cartões de visita mais criativos
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista dos dez cartões de visita mais criativos para alegrar o seu …
6
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …
7
01:02
As publicidades de elevador mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das dez propagandas de elevador mais criativas para inspirar o seu …
8
59s
Os dez prédios mais estranhos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez prédios mais estranhos do mundo. Lugares ótimos para …