Últimas notícias:

Loading...

10 Dicas para evitar o desperdício nas festas de fim de ano

Por: Luciana Reis
Sem planejamento a ceia de Natal e Ano-Novo gera custos e desperdício de alimentos e bebidas

É tempo de celebrar, mas sem estourar o orçamento. Depois que você conferiu as dicas de como decorar com criatividade e pouco dinheiro, seguiu as sugestões de presentes do Guia de Compras da Casas Bahia para o Amigo Secreto e descobriu como gastar menos até com o embrulho dos presentes, é hora de economizar também com a ceia de Natal.

Só de pensar na ceia de Natal e Ano-Novo a gente já fica com água na boca, não é mesmo? É importante que a mesa seja farta, mas sem desperdício e muito menos pesando no seu bolso. Capriche na decoração da mesa e fique de olho nestas dicas para ter uma ceia saborosa, que caiba no seu orçamento e não gere tantos resíduos.

1) Prefira qualidade ao invés de quantidade

Ao invés de comprar vários pratos prontos congelados e industrializados, prefira você mesmo preparar receitas simples e saborosas. Você economiza dinheiro e ganha em saúde.

2) Coloque tudo na ponta do lápis

Com o pensamento de que é “melhor sobrar do que faltar” muita gente compra a mais e isso faz com haja desperdício de alimentos. Para evitar que isso aconteça levante a quantidade de participantes da ceia, tendo em conta adultos e crianças, e com base nos pratos que serão servidos calcule uma quantidade média que cada um consome antes de ir às compras. Você pode fazer esses cálculos com a ajuda de aplicativos gratuitos como este aqui.

3) Lista de compras

Ao planejar o que será servido na ceia você evita desperdício e gastos desnecessários. Depois de levantar a quantidade de participantes e o consumo médio, estipule os pratos que serão servidos, os ingredientes necessários e faça uma lista de compras. Com isso você não esquece de comprar nada e evita comprar alimentos que não serão consumidos. Nada de cair em tentação e comprar além do que está na lista.

4) Opte por produtos de época

É tempo de uvas, romã, lichia, cereja, figo, damasco e diversas outras frutas “da época” que podem ser facilmente encontradas, com melhor qualidade e preço. Escolha pratos que as utilize, assim você poupa dinheiro e ganha no sabor.

5) Pequenos produtores

Se possível opte por produtos orgânicos e de produtores da sua região. Eles são mais saudáveis, saborosos e podem custar muito menos.

6) Divida entre todos

Uma opção de economia é depois de levantar a quantidade de participantes da ceia, centralizar as compras em uma única pessoa e dividir o valor total de alimentos e bebidas entre todos. Sai muito mais barato que comer num restaurante e não pesa no bolso de ninguém.

7) Reutilizáveis

Procure comprar bebidas em embalagens reutilizáveis que são bem mais econômicas e ainda por cima mais sustentáveis.

8) Diga adeus aos descartáveis

Ok, muitas vezes é mais prático, mas você gasta dinheiro com eles que em algumas horas vão se tornar lixo, ou seja mais resíduo para o planeta. Sendo assim, prefira usar sua louça lavável e guardanapos de pano. Fica mais refinado, é mais sustentável e econômico.

9) Divida entre todos

Se sobrarem alimentos que tal oferecer para que cada um leve um pouco para casa? Separe embalagens (como potes de sorvete) e distribua o que ficou entre os convidados. A comida fresquinha ainda estará saborosa no dia seguinte.

10) Reaproveite alimentos

Nada de jogar fora o que sobrou. O que era prato principal pode se tornar ingrediente de uma outra receita. Por exemplo, o peru de Natal, que é presença confirmada na maioria das ceias, pode se tornar um delicioso salpicão. Confira aqui a receita do ex-Masterchef e veja como preparar.

Lembre-se também: As festas de fim de ano fazem com que os resíduos aumentem e assim o impacto ambiental. Por isso separe seu lixo: orgânico de reciclável e se não tiver coleta seletiva em sua cidade procure levar até um ecoponto mais próximo.

Algumas dessas dicas são da Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, em Portugal. Elas são focadas no Natal, mas podem ser aplicadas o ano inteiro. Evitando o desperdício você economiza e o planeta agradece.;-)

  • Veja mais:

Compartilhe:

Tags: #Natal