5 aplicativos gratuitos para você identificar as estrelas do céu

Por: Redação | Comunicar erro

No dia 21 de agosto, vários pontos do continente americano poderão contemplar um eclipse solar. Aqui no Brasil, os estados das regiões norte e nordeste serão os mais favorecidos com o espetáculo.

Caso você esteja mais ao sul do nosso país ou tenha o azar de pegar um céu nublado, não se preocupe: por todo ano acontecem fenômenos astronômicos interessantes. E mesmo em cidades com mais poluição, como São Paulo, é possível observar estrelas e planetas mais brilhantes, como Sirius, Hadar, Rígel, Júpiter, Vênus e Marte.

Que tal passar a observar mais o céu?

Há vários aplicativos que ajudam a identificar constelações e a encontrar planetas, descomplicando o mapa estelar. Experimente usar um deles: é garantido que você vai apreciar uma noite estrelada ainda mais!

  • Google Sky Map

O Google não só tem a ferramenta Maps e o Google Earth como também desenvolveu um aplicativo para observar o céu. Com o Sky Map, você pode procurar por objetos específicos – como nebulas – e personalizar o mapa para aparecer apenas os elementos que você preferir.

Android

  • Carta Celeste

O Carta Celeste é um mapa com visual deslumbrante, que permite que você enxerge os desenhos das constelações (já tentou ver um centauro em Sagitário? Pode ser meio difícil). Ele também oferece informações sobre os planetas. Há opção de comprar alguns upgrades para o mapa, como de cometas, satélites e chuvas de meteoros.

Android | iOS (está com o nome “Star Chart” na Apple Store)

  • Star Walk 2 Free

Além de funcionar como mapa celeste, aplicativo é um verdadeiro guia de astronomia. Apesar de ele ainda não estar completamente traduzido para o português, é bem legal para quem quer aprender ou ensinar mais sobre o nosso universo.

Android | (A versão para iOS é paga, mas pode ser acessada aqui)

  • Pocket Universe

O premiado aplicativo tem uma versão gratuita para quem quer observar o céu e identificar os pontinhos luminosos. Criado em parceria com professores, ele oferece várias informações sobre o céu.

iOS (versão gratuita)

  • SkyView Free

A ferramenta permite que você não só identifique as estrelas como também que fotografe o céu e o compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Android | iOS

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …