5 aplicativos gratuitos para você identificar as estrelas do céu

Por: Redação | Comunicar erro

No dia 21 de agosto, vários pontos do continente americano poderão contemplar um eclipse solar. Aqui no Brasil, os estados das regiões norte e nordeste serão os mais favorecidos com o espetáculo.

Caso você esteja mais ao sul do nosso país ou tenha o azar de pegar um céu nublado, não se preocupe: por todo ano acontecem fenômenos astronômicos interessantes. E mesmo em cidades com mais poluição, como São Paulo, é possível observar estrelas e planetas mais brilhantes, como Sirius, Hadar, Rígel, Júpiter, Vênus e Marte.

Que tal passar a observar mais o céu?

Há vários aplicativos que ajudam a identificar constelações e a encontrar planetas, descomplicando o mapa estelar. Experimente usar um deles: é garantido que você vai apreciar uma noite estrelada ainda mais!

  • Google Sky Map

O Google não só tem a ferramenta Maps e o Google Earth como também desenvolveu um aplicativo para observar o céu. Com o Sky Map, você pode procurar por objetos específicos – como nebulas – e personalizar o mapa para aparecer apenas os elementos que você preferir.

Android

  • Carta Celeste

O Carta Celeste é um mapa com visual deslumbrante, que permite que você enxerge os desenhos das constelações (já tentou ver um centauro em Sagitário? Pode ser meio difícil). Ele também oferece informações sobre os planetas. Há opção de comprar alguns upgrades para o mapa, como de cometas, satélites e chuvas de meteoros.

Android | iOS (está com o nome “Star Chart” na Apple Store)

  • Star Walk 2 Free

Além de funcionar como mapa celeste, aplicativo é um verdadeiro guia de astronomia. Apesar de ele ainda não estar completamente traduzido para o português, é bem legal para quem quer aprender ou ensinar mais sobre o nosso universo.

Android | (A versão para iOS é paga, mas pode ser acessada aqui)

  • Pocket Universe

O premiado aplicativo tem uma versão gratuita para quem quer observar o céu e identificar os pontinhos luminosos. Criado em parceria com professores, ele oferece várias informações sobre o céu.

iOS (versão gratuita)

  • SkyView Free

A ferramenta permite que você não só identifique as estrelas como também que fotografe o céu e o compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Android | iOS

Compartilhe:

1 / 8
1
09:00
Dim Brinquedim e a arte do brincar
O artista cearense Antonio Jader Pereira dos Santos, também conhecido como "Dim Brinquedim", é o fundador do Museu Brinquedim em …
2
05:46
Criatividade e talento na dança de Deborah Colker
A renomada coreógrafa brasileira Deborah Colker está com sua nova apresentação "Cão sem plumas" rodando mundo a fora. Nossa equipe foi …
3
09:08
A magia dos arranjos musicais
O compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro é entrevistado pelo jornalista Gilberto Dimenstein neste novo vídeo da série Mestres da Criatividade. A …
4
05:33
Chega de embalagens: preservando o meio ambiente
Já pensou entrar em um supermercado em que os produtos são todos vendidos a granel, sem embalagens? Você leva o …
5
02:35
Criatividade e Solidariedade: transformando a dor em beleza.
A vida do garoto Angelo Henry, morto em 2014, inspirou uma linda história de solidariedade que ressoará na vida de …
6
01:17
A mãe que reescreveu a história da sua filha
O que uma mãe não faz por seus filhos? A Alessandra, mãe da Naná, notou que às vezes havia uma certa …
7
02:47
Não existe nada por acaso
Um dos melhores intérpretes da MPB, Simoninha doou o seu talento à Orquestra Sinfônica Heliópolis em um show no Masp …
8
04:36
Brasileira cria aplicativo que promove a inclusão
"Brainy Mouse" é o nome do aplicativo que une criatividade, inclusão e tecnologia. Criado pela brasileira Ana Sarrizo esse jogo carrega …