5 eBooks gratuitos indispensáveis para carreira de qualquer músico

Por: Catraca Livre

O mundo respira música e com a revolução tecnológica ficou cada vez mais fácil de se produzir música e divulgá-la sem necessitar dos orçamentos milionários. Porém essa facilidade aumentou drasticamente a concorrência, por isso ter informação de como funciona o mercado da música e quais estratégias devem ser usadas para promovê-la é de extrema importância.

 

Nesta seleção de livros digitais gratuitos temos o objetivo apresentá-los às leituras que explicam o funcionamento do mercado da música, abordando assuntos como marketing, administração, assessoria de imprensa, marketing digital e muito mais. Confira:

1 – Música Ltda: O negócio da música para empreendedores
Uma das obras mais completas em língua portuguesa sobre o negócio da música é de Leonardo Salazar, empresário artístico da banda Novos Bossais e instrutor setorial de cultura do SEBRAE. O livro é uma edição revista, ampliada e atualizada do trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão de Negócios.

2 – Divulgação Cultural – O caminho das pedras
Neste livro escrito pela jornalista Bia Morais ela tenta desvendar a divulgação cultural no Brasil, abordando temas como relacionamento com a imprensa, explicando o que é um release e como escrevê-lo, além de abordar assuntos de como o artista pode divulgar seu próprio trabalho e como usar a internet para alcançar um público maior.

3 – O guia definitivo do webmarketing para músicos independentes
Neste livro criado pela agência Hiperanima, especializada no mercado da música, o músico vai desvendar os segredos de como se posicionar na internet estrategicamente utilizando o marketing digital como aliado, com dicas de como usar o Facebook para engajar seu público e se posicionar nas redes sociais de forma correta.

4 – Música, ídolos e poder
O livro censurado de André Midani, considerado um dos profissionais mais influentes do mercado da música entre os anos 60 aos 90, reúne vários episódios que ele mesmo presenciou e participou ao longo da vida, contando sua própria história de um homem de negócios que buscava manter o equilíbrio entre o sagrado (a música) e o profano (o lucro).

5 – Faça da sua música um negócio – Princípios básicos do marketing musical
No livro escrito por Cinthia Van de Kamp, bacharel em comunicação social e com especialização em marketing musical e marketing para entretenimento, ela aborda os principais pontos do marketing para ser aplicado na carreira do músico.