Android pode criar função que inutiliza aparelho completamente após roubo ou perda

Com a quantidade de informações que as pessoas carregam no celular, é assustador pensar em um desconhecido tendo acesso a elas, ou até um ladrão usufruindo do smartphone que você sofreu para pagar. Pois os celulares Android podem em breve ganhar um “botão da morte” que, para todos os efeitos, torna remotamente o aparelho em um peso de papel.

O Google entende isso e está desenvolvendo um mecanismo definitivo de autodestruição — capaz até de “brickar” o dispositivo. Para quem não está familiarizado com o termo, ele vem de “brick” (tijolo, em inglês) e significa deixar o aparelho tão inutilizável como um pedaço de cerâmica. O segredo para o novo mecanismo seria apagar completamente toda e qualquer partição do dispositivo, incluindo os dados de recuperação, reinicialização de sistema e o bootloader em si.

 

Usuários bem atentos identificaram a novidade no código do Android Open Source Project, o que significa que ela pode entrar em futuras atualizações do Android. Só que as fabricantes que lançam aparelhos teriam o poder de limitar esse “botão da morte”, inclusive escolhendo quem pode ativá-lo, quando isso pode acontecer e qual o nível máximo de inutilização do dispositivo.

Veja mais informações sobre a função no site do Tecmundo.