App brasileiro busca prevenir suicídios com botão de emergência

Por: Redação

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta. Suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Um novo aplicativo gratuito agora busca enfrentar o problema permitindo à pessoa que contempla o suicídio contatar facilmente uma pessoa de confiança em um momento crítico. O Ajuda Já, disponível para iOS e em breve para Android, permite cadastrar três contatos para receberem um SMS em uma situação de emergência. Basta a pessoa apertar um botão e um pedido de ajuda é enviado.

Andrea Iorio e Alessandro Telles, do Apps do Bem: incubadora desenvolve projetos digitais com fins sociais.

O app foi idealizado pelo executivo da área de tecnologia Andrea Iorio, que chegou a ter pensamentos suicidas uma década antes devido a uma forma de síndrome bipolar. A ele se uniram o desenvolvedor Renato Silva e o designer Alessandro Telles para a criação do Ajuda Já.

“A ideia deste aplicativo surgiu de uma experiência pessoal, o que me fez entender a importância de reforçar um pedido de ajuda na hora que o outro mais precisa”, define Iorio.

O app é a primeira iniciativa do Apps do Bem incubadora sem fins lucrativos de projetos sociais digitais no Brasil. Saiba mais sobre a iniciativa no site do Apps do Bem.

Compartilhe: