App gratuito do doutor Drauzio Varella traz dicas de primeiros socorros

Por: Redação
Drauzio Varella é médico cancerologista, formado pela USP. Nasceu em São Paulo, em 1943; publicou diversos livros, entre eles o vencedor do Prêmio Jabuti, “Estação Carandiru”.

Os acidentes são, por natureza, imprevisíveis. E nem sempre as vítimas do acaso estão rodeadas por profissionais da área de saúde. Certos casos podem ser resolvidos com ações relativamente simples e precisas. Entretanto, o medo, desespero e falta de informação podem complicar mais a situação.

Primeiro passo: ligue para o Serviço de Emergência (192). Enquanto a equipe não chega, há a possibilidade de aplicar técnicas de primeiros socorros. Com o avanço da tecnologia e a necessidade de ter acesso rápido à informação, a empresa Qualicorp  e o doutor Drauzio Varella desenvolveram um aplicativo com 11 tipos de acidentes e as ações que devem – ou não – serem tomadas durante o incidente.

Gratuito e disponível para Android e iOS, “Dr Drauzio Primeiros Socorros” tem a assinatura do médico e reúne casos como engasgamento, queimaduras, afogamento, intoxicação e cortes. O usuário deve selecionar um dos itens para ter acesso ao passo-a-passo e no final existirá a opção “clique aqui se não obteve sucesso”. Na próxima tela, outra forma de executar o socorro.

Importante: estas dicas são para leigos e nada substitui a ação de um profissional capacitado. Sempre priorize o contato com o serviço de emergência.