Artista viaja pelo mundo registrando nus em lugares inusitados

“A Viagem do herói”, de Elano Chaves, é um projeto que usa tarô e nudez para realizar uma série de intervenções urbanas

O artista cearense Elano Chaves decidiu viajar pelo mundo e, para isso, juntar dinheiro vendendo seus objetos pessoais. Ele utilizou a nudez de amigos para chamar a atenção para seu projeto. E conseguiu.

Elano foi tão bem sucedido que, mesmo após a venda, mais pessoas vinham procurá-lo querendo posar sem roupa. Ele então iniciou a viagem, tirando fotos de pessoas nuas pelas cidades em que passa.

Elano percorreu Bahia e São Paulo sempre de carona. A viagem é inspirada nas cartas de tarô. “Aproveitei a ideia [do tarô], que é a viagem de uma vida”, explica o artista. “As cartas contam uma história que o ser humano deve percorrer até chegar numa totalidade, que seria última carta (O Mundo). Faço a associação da viagem das cartas com meu crescimento como ser humano e espiritual.”

A ideia do projeto é criar uma relação entre corpos, objetos e espaços. “Quando eu chego numa cidade, peço indicação de amigos que conheçam pessoa de lá que queiram posar nuas para mim”, conta Elano. “Converso com elas para pensarmos num lugar e numa palavra. Gosto de intervir na cidade em lugares inusitados, tipo pontos turísticos ou lugares improváveis de se estar nu.”

O projeto, chamado “A Viagem do Herói” pode ser acompanhado pelo tumblr homônimo ou pela página da iniciativa no Facebook.