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As mais criativas publicidades brasileiras que melhoram o mundo

Foram selecionadas as 36 campanhas mais criativas da publicidade brasileira que melhoram o mundo

Diretores de marketing e executivos de importantes agências de publicidade apresentam, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, uma seleção das 36 campanhas mais criativas da publicidade brasileira que melhoram o mundo.

O critério da escolha foi baseado nas premiações nacionais e internacionais, além da avaliação do impacto na sociedade para a solução de desafios em educação, saúde, diversidade, meio ambiente ou direitos humanos.

No ano passado, a Catraca Livre fez um levantamento e colocou as campanhas em votação para os internautas escolherem as mais criativas e impactantes. Foram selecionadas 16 delas. Essa lista aumentou para 36 depois de ouvirmos publicitários e ativistas sociais e ambientais.

Mestres da Criatividade

O festival de filmes é organizado pelo projeto “Mestres da Criatividade”, da Catraca Livre, em parceria com o GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), que inspirou campanhas publicitárias vencedoras dos mais importantes prêmios do mundo, como, por exemplo, as realizadas pelas agências África e Olgivy (assista aqui e aqui).

Confira abaixo algumas das campanhas selecionadas

Dove produziu campanha contra o bombardeamento que as mulheres sofres por padrões de beleza inatingíveis – em revistas, na TV, em comerciais e nas redes sociais – e acabam não valorizando a real beleza nelas mesmas.

Produzido pela DPZ para o Jontex (Johnson & Johnson) recebeu Leão de ouro no Festival de Sawa realizado em Veneza em 1981.

Para combater o preconceito contra idades mais avançadas no mercado de trabalho, Washington Olivetto, ainda na DPZ,  coloca em sequência imagens em preto e branco de homens com mais de 40 anos que fizeram grande sucesso justamente depois dessa idade, casos de Gandhi e Einstein, que encerra essa peça vencedora do Leão de Ouro em Cannes mostrando a língua para a discriminação.

De forte apelo emocional, as imagens mostram os olhos, as mãozinhas e as formas de um bebê lindíssimo para revelar, em seguida, que trata-se de uma criança com Síndrome de Down. Não há diferença alguma: todo bebê é um bebê Johnson’s, diz a campanha realizada pela DM9 para o Dia das Mães.

Quem chegou primeiro, o ovo ou a galinha? Na campanha da SOS Mata Atlântica, vemos o galináceo optar por fazer o percurso a pé, enquanto um homem com cabeça de ovo conduz um automóvel poluente. Ao final, entendemos a mensagem que o filme propõe de maneira extremamente lúdica e divertida.

Na Semana Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, a Y&R – Young & Rubicam Brasil e o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) encontraram um jeito de as árvores do espaço urbano de São Paulo expressarem sua satisfação, ou a contrariedade, com a qualidade do ar ao redor. Quem viu a campanha “Árvore que Sente” pelas ruas ficou “de cara”.

Do lado de cá, jovens que querem aprender inglês. Do lado de lá, pessoas mais velhas que vivem em casas de repouso dos EUA e que buscam alguém para conversar. No projeto Speaking Exchange, a escola de idiomas CNA e a agência FCB Brasil uniram essas duas pontas com a realização de bate-papos por vídeo entre alunos brasileiros e idosos americanos.

Você aponta o celular para a cara do político, esteja ele na sua frente ou na tela da TV, e um app entrega se aquela pessoa está mentindo ou não. Essa criação da Grey, a pedido do Reclame Aqui, é perfeita para um ano de eleição – e deve derrubar muitas máscaras ao pintar de roxo os semblantes dos que faltam com a verdade.

Ao colocar uma família negra em uma peça para o Dia dos Pais, O Boticário resolveu cutucar aqueles que pensam nas pessoas felizes de “comercial de margarina” sempre como sendo necessariamente brancas. A campanha provocou desejáveis reflexões sobre o racismo.

Como parte da campanha “Leia para uma criança”, o Itaú imaginou que a primeira astronauta brasileira a voar para o espaço seria negra. Como trilha sonora para a peça, o hit “Starman”, de David Bowie, ganhou uma versão em voz feminina e que foi rebatizada como “Stargirl”, ou “A menina das estrelas”, que também virou livro infantil escrito por Tulipa Ruiz. A campanha foi produzida pela DPZ&T

Autoestima: esse é o tema central da campanha Real Beleza, feita pela Ogilvy para a marca Dove, da Unilever, ao mostrar, por meio de desenhos, como podem variar os modos como as mulheres enxergam a si mesmas e como os outros as veem; afinal, o belo é uma questão de perspectiva e da forma de olhar.

Esqueça os comerciais de cerveja que objetificam mulheres de formas opulentas; para desconstruir esse padrão, a Ambev e a agência F/Nazca pediram a seis ilustradoras que recriassem velhos pôsteres da marca Skol sob um olhar livre do machismo. “Redondo é sair do seu passado”, diz a campanha.

Fazer uma tatuagem, voltar a estudar, trocar de carreira, ter um filho, adotar uma nova orientação sexual. O tempo é de cada uma, e ultrapassado é só o preconceito: são essas as lições que nos deixa a campanha “Velha pra isso”, da Natura, ao combater o julgamento das atitudes das mulheres a partir da idade, o que acontece ao longo de todas as fases das vidas delas.

As mulheres querem se divertir na balada, mas os homens não entendem isso. Para constatar o quanto elas padecem com o assédio pelo toque, uma campanha da Ogilvy para a tônica Schweppes criou o “vestido para o respeito”, uma roupa dotada de sensores que mensurou o número de abordagens indesejadas que três mulheres sofreram na noite.

O que parecia ser mais um capricho do socialite Chiquinho Scarpa se revelou como uma “pegadinha” por uma causa nobre: o “Conde” convocou a mídia para o enterro de um carro Bentley, avaliado em R$ 1 milhão, e as críticas pela suposta futilidade do ato deram lugar à consciência de que muita gente enterra coisas muito mais valiosas; campanha da Leo Burnett Tailor Made para a ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Você é daqueles que fecham os outros no trânsito ou não param na faixa de pedestres se não há um sinal obrigando a isso? A Porto Seguro Auto quer que os motoristas repensem atitudes como essas ao dar descontos nos planos de seguro automotivo para as pessoas que são gentis ao volante. Como? Por meio de um aplicativo que gerencia o nível de gentileza na condução do veículo.

Caetano, Marisa Monte, Hortência, Milton Nascimento e muitos outros famosos fazem com as mãos um gesto que imita o voo de uma pomba branca: trata-se da campanha Sou da Paz, para o instituto do mesmo nome, em prol do desarmamento da população.

O Hospital Amaral Carvalho, em Jaú (SP), é referência no tratamento do câncer infantil na América Latina. Para aliviar a solidão das crianças internadas, a instituição criou um urso de brinquedo que transmite a elas mensagens de apoio de familiares e amigos.

Você terá a chance de saber mais sobre essas campanhas em um evento realizado pela Catraca Livre e pelo GRAACC na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, das 10h às 12h. Quem não puder comparecer, pode acompanhar a transmissão ao vivo nas nossas redes. Fique de olho na página do Facebook da Catraca Livre. 

Programação completa:

DIA 12/09

ABERTURA

  • ÁFRICA e GRAACC

-Sérgio Gordilho – Presidente da África

-Campanha: Unbreakable Hope. Assista

  • OGILVY e GRAACC

-Fernando Musa – CEO do Grupo Ogilvy Brasil

-Campanha: Carequinhas. Assista

MESA COM WASHINGTON OLIVETTO APRESENTANDO AS CAMPANHAS: 

  • W/MACCANN e HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS

-Washington Olivetto – Consultor Criativo McCann Europa

-Campanha: Hospital de Câncer de Barretos – Hospital do Amor. Assista

  • DPZ&T

-Washington Olivetto – Consultor Criativo McCann Europa

-Campanha: Homem com mais de 40 anos. Assista

  • DPZ&T

-Washington Olivetto – Consultor Criativo McCann Europa

-Campanha: Respeite a Vida. Assista

  • DPZ&T e JONTEX

-Washington Olivetto – Consultor Criativo McCann Europa

-Campanha: Jontex – Meia. Assista

MESA GERAL:

  • JWT BRAZIL e AC CAMARGO

-Andrea Assef – Diretora de Comunicação e Marketing da J. Walter Thompson

-Campanha: O Coral Inesperado – A.C.Camargo Cancer Center. Assista

  • DOUTORES DA ALEGRIA

-Wellington Nogueira – Candidato a Deputado Federal de São Paulo e Empreendedor Social que fundou o Doutores da Alegria

-Campanha: Documentário Doutores da Alegria. Assista

  • DM9RIO e HOSPITAL AMARAL CARVALHO

-Álvaro Rodrigues – CEO / CCO da Fullpack

-Campanha: Conheça o Ursinho Elo do Hospital Amaral Carvalho. Assista

  • LEO BURNETT TAILOR MADE e ABTO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

-Campanha: Enterro do Bentley. Assista

  • OGILVY e DOVE

-Fernando Musa – CEO do Grupo Ogilvy Brasil

-Campanha: Dove Retratos da Real Beleza. Assista

  • OGILVY e SCHWEPPES

-Fernando Musa – CEO do Grupo Ogilvy Brasil

-Campanha: The Dress for Respect. Assista

  • DAVID e COCA-COLA 

-Fernando Musa – CEO do Grupo Ogilvy Brasil

-Rafael Donato – VP de criação da DAVID

-Campanha: Essa Coca é Fanta, E Dai?. Assista

  • ÁFRICA e ONG WONDER WOMAN TECH 

-Sérgio Gordilho – Presidente da África

-Campanha: My game, my name. Assista

DIA 13/09

ABERTURA

  • PORTO SEGURO

-Jayme Garfinkel – Presidente do Conselho de administração da Porto Seguro

-Campanha: Trânsito mais gentil, Assista

MESA GERAL:

  • TUDO

-Maurício Magalhães – Sócio Presidente da TUDO

-Campanha: Uma foto um sorriso. Assista

  • TUDO 

-Maurício Magalhães – Sócio Presidente da TUDO

-Campanha: 3 Segundos. Assista

  • GREENPEACE

-Renato Guimarães – Diretor de Engajamento e Rafael Fernandes – Coordenador de Desenvolvimento de Comunidades.

-Campanha: Corais da Amazônia. Assista

  • F/NAZCA e SOS MATA ATLÂNTICA

Afra Balazina – Diretora de Comunicação e marketing da SOS Mata Atlântica

Campanha: Vá de galinha. Assista

  • SOS MATA ATLÂNTICA

-Afra Balazina – Diretora de Comunicação e marketing da SOS Mata Atlântica

-Campanha: Os 3 Porquinho e a Mata Atlântica. Assista

  • Y&R – YOUNG & RUBICAM BRASIL E IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas)

-Thiago Espeche e Tiago Marcondes

-Campanha: A Árvore que Sente. Assista

  • NOVA/SB

-José Átila Francucci – Vice presidente de Criação

-Campanha: Sendo Visível. Assista

  • INSTITUTO SOU DA PAZ

-Campanha: Campanha Sou da Paz. Assista

DIA 14/09

ABERTURA

  • FCB BRASIL e CNA

-Joanna Monteiro –  CCO FCB Brasil

-Campanha: Speaking Exchange. Assista

  • FCB BRASIL e ESTADÃO

-Joanna Monteiro –  CCO FCB Brasil

-Campanha: 100 coisas para fazer no Brasil antes de morrer. Assista

  • FCB BRASIL e ESTADÃO

-Joanna Monteiro –  CCO FCB Brasil

-Campanha: De real para realidade. Assista

  • FCB BRASIL e NIVEA

-Joanna Monteiro –  CCO FCB Brasil

-Campanha: Nivea Doll. Assista

  • TV GLOBO

-Sérgio Valente

MESA GERAL:

  • F/NAZCA e AMBEV/SKOL

-Paula Lindenberg – vice-presidente de Marketing da Ambev

-Campanha: Redondo é sair do seu passado. Assista

  • DM9 e JOHNSON & JOHNSON

-Márcio Oliveira – Presidente da DM9

-José Cirilo Teixeira – Diretor de Marketing da Johnson & Johnson

-Campanha: Todo bebê é um bebê JOHNSON’S®. Assista

  • SALVE e NATURA

-Ana Carolina Soutello – Gerente de estratégia e comunicação global da marca Natura

-Campanha: Velha pra isso. Assista

  • DPZ&T & ITAÚ

-Eduardo Tracanella – Diretor de Marketing Institucional do Itaú

-Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.

-Campanha: Leia para uma criança: Astronauta. Assista

  • ITAÚ 

-Eduardo Tracanella – Diretor de Marketing Institucional do Itaú

-Campanha: Itaú Mulher Empreendedora – Vai Garota. Assista

  • O BOTICÁRIO e ALMAPBBDO 

-Luis Sanches – sócio e diretor-geral de criação da AlmapBBDO

-Campanha: Nesse Dia dos Pais, dê O Boticário. Assista

  • GREY 

-Adriano Matos

-Campanha: Detector de Corrupção. Assista

Em parceria com qsocial

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