Bob Dylan ganha o Nobel de Literatura: relembre seus sucessos

Foi anunciado nesta quinta, dia 13, que o cantor Bob Dylan venceu o Prêmio Nobel de Literatura de 2016. De acordo com a secretária-geral da Academia Sueca, Sara Danius, o cantor foi escolhido “por criar uma nova expressão poética na tradicional canção americana”.

Robert Allen Zimmerman nasceu em 24 de maior de 1941 em Duluth, Minnesota, nos Estados Unidos. Ele largou a faculdade para se dedicar à música, ganhando destaque com seu talento como compositor em Nova York no início dos anos 1960. Ele ganhou dez vezes o Grammy e foi eleito pela revista Rolling Stone em 2004 como o segundo melhor artista musical de todos os tempos, atrás dos Beatles. Em seus mais de 50 anos de carreira ele migrou por diversos estilos, do folk ao rock.

Bob Dylan: reconhecimento por criar uma nova expressão poética na tradicional canção americana.

Com um primeiro álbum em 1962, Bob Dylan lançou até o momento 69 discos. Entre seus principais sucessos estão músicas como “Like a Rolling Stone”, “The Times, They Are A-Changing'”, “Hurricane”, “Blowing in the Wind”, “Subterranean Homesick Blues” e “Mr. Tamborine Man”.

Mas vale lembrar que a extensão produção artística de Bob Dylan vai além da música. “Como artista, foi altamente versátil e trabalhou como pintor, ator e autor de roteiros”, afirmou academia na cerimônia em Estocolmo.

O primeiro livro de Dylan foi a obra de poesias “Tarantula”, de 1971, e sua autobiografia “Crônicas: Volume Um” foi um bestseller quando lançado em 2004. No total, o artista lançaria 30 livros entre coletâneas de letras de suas músicas, livros de pinturas como “The Brazil Series” e o infantil “O Homem que Deu Nome a Todos os Bichos”.