Casa sustentável: saiba como escolher o melhor lugar para construir

Casas sustentáveis, eficientes. Casas que economizam água e produzem sua própria eletricidade. Casas que utilizam um bom planejamento para compensar desperdícios cotidianos. Atualmente não é difícil transformar sua moradia em um local desses – e um número cada vez maior de pessoas se interessa por isso. Algumas dicas podem ajudar.

Um bom começo é a localização. Há muitos critérios para se considerar na hora de escolher um local para viver. Qual o clima? Você quer ir trabalhar a pé ou de bike? Prefere a agitação da cidade ou algo mais bucólico?

A erosão pode prejudicar tanto o ambiente quanto as construções. Por isso é bom ficar de olho no solo e no clima.

Equilíbrio

Uma ladeira escorregadia pode contribuir para a erosão do solo, para a poluição da água e, consequentemente, para a destruição do habitat e da moradia. Então é melhor ficar atento ao ecossistema local. Evitar áreas muito úmidas e sujeitas a inundações é uma boa ideia, assim como calcular o tempo de transporte diário para os locais que você mais frequenta fora de casa.

Terreno

Lotes ou construções que já foram habitados ou usados pela indústria, mas que hoje estão desocupados e vazios, são boas opções no meio da malha urbana. Quase sempre estão cercados por infraestrutura, serviços públicos e transporte. Reviver espaços esquecidos dá novas perspectivas e novos ritmos à cidade.

Trânsito é algo a ser evitado. Seja caminhando mais dentro do seu bairro, seja optando pelo transporta público.

Enterre seu carro

Se você tem a intenção de deixar de usar seu carro, o ambiente urbano é o ideal. Não é preciso nem se mudar para tão perto de onde você trabalha, compra e curte, desde que o transporte público seja útil. Escolher por se desfazer do automóvel não é apenas benéfico para o ambiente, mas também para sua saúde.

Quanto mais, melhor

Desde que não seja exagerada, a densidade de construções em determinado espaço pode ser muito benéfica. Comunidades são mais ligadas quando suas funções e serviços podem ser feitos a uma caminhada de distância. Existem vários estudos que associam a vida suburbana à obesidade e se mudar para regiões centrais, em que você é obrigado a andar para fazer tudo sem pegar trânsito, pode ser melhor para entrar em forma.

Não é qualquer material que se adapta a qualquer clima. É bom estar atento às mudanças climáticas do local para não ter que usar aquecedor ou ar condicionado.

Olho na previsão

Não é por estar construindo uma que você vai poder misturar arquitetura germânica e neoclássica sem sofrer consequências climáticas. Há uma razão para que as casas em regiões quentes e úmidas sejam feitas com alguns tipos de materiais e as casas em regiões frias e secas sejam feitas com outros. É bom investigar o que funciona melhor em sua região no que diz respeito a clima, aquecimento, refrigeração e isolamento térmico e de energia.

Via Inhabitat.