Cientistas criam lente de contato que é capaz de dar zoom

Duas piscadas seguidas faz a lente dar zoom na imagem

Por: Redação

Cientistas criaram uma lente de contato robótica capaz de dar zoom nas imagens através do piscar dos olhos. São os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos.

Crédito: Istock/IsayildizCientistas criam lente de contato que é capaz de dar zoom

Duas piscadas seguidas dão zoom na imagem. Mas como? Os cientistas mediram os sinais eletro-oculográficos gerados quando os olhos fazem movimentos específicos (para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, piscam, piscam duas vezes) e criaram uma lente que responde diretamente a esses impulsos elétricos. Ela é capaz de mudar sua distância focal dependendo dos sinais gerados pelos olhos.

“Mesmo que seu olho não consiga ver nada, muitas pessoas ainda podem mover o globo ocular e gerar este sinal eletro-oculográfico”, explicou Shengqiang Cai, coordenador da pesquisa, em entrevista ao site “New Scientist”.

Feita de polímeros que “esticam” quando a corrente elétrica é aplicada, a lente é controlada por cinco eletrodos ao redor do olho — que agem como músculos. Quando o polímero se torna mais convexo, ela aumenta o zoom.

Os cientistas esperam que a lente robótica possa ajudar a criar um olho protético ou uma câmera que seja controlada apenas com os olhos.

“O sistema desenvolvido no presente estudo tem o potencial de ser usado em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente no futuro”, escreveram pesquisadores no artigo publicado na “Advanced Functional Materials”.