Como remover Hao123, Ask, Babylon e outros programas indesejados do seu navegador

Por: Redação | Comunicar erro
Olhar Digital / Reprodução
Portal dá o passo a passo de como se livrar de programas indesejados

Quem faz downloads no Windows vira e mexe se depara com a inconveniente chegada de outros arquivos e pragas junto com o programa original. Hao123, Ask, Babylon são alguns exemplos entre vários.

A maioria desses programas não são maliciosos. No entanto, podem atrapalhar a conexão com a internet, comprometer o desempenho do PC, além de outros danos.

Pensando nisso, o site Olhar Digital montou um tutorial para ajudar pessoas que não desejam ter esses programas instalados em suas máquinas. Veja o passo a seguir:

Passo 1: Tente a desinstalação normal

Alguns desses programas não são tão traiçoeiros quanto parecem. Tente o procedimento normal de desinstalação entrando em Painel de Controle e em Desinstalar um programa. Escolha o software que deseja remover e prossiga com a desinstalação.

Seja persistente. Alguns destes programas tentam dissuadi-lo da desinstalação com truques como um botão de confirmação um pouco escondido. Não se deixe enganar por tais artifícios.

Se você puder, utilize o Revo Uninstaller. O programa complementa a desinstalação normal do programa fazendo também uma limpeza no registro do Windows e detectando outros arquivos que permaneçam na máquina depois da remoção do programa.

Passo 2: Limpe seu navegador

Procure por extensões que não deveriam estar instaladas no seu browser. No Chrome, isso pode ser feito entrando em Configurações e Extensões. Se achar algo de que não gosta, clique no ícone da lata de lixo para remover.

Já no Firefox, isso pode ser feito entrando em Complementos e Extensões. Clique em Excluir para desinstalar algo que não deveria estar lá.

Passo 2,5: Restaure as configurações do seu navegador

Se nada deu certo, você pode limpar todas as configurações e extensões do seu navegador.

No Firefox, isso pode ser feito pressionando o botão indicado na imagem abaixo. Selecione a opção Dados para suporte e clique no botão Restaurar o Firefox.

Veja o tutorial na íntegra no site Olhar Digital.

Compartilhe: