Confira dicas de brincadeiras artísticas para pais ‘desajeitados’

Do nosso parceiro Tempojunto

Para uma criança, tem coisa melhor do que brincar? E se a brincadeira ainda estimular o lado criativo e artístico fica ainda melhor! Fazer trabalhos manuais com desenho, tintas, colagem e modelagem é sucesso garantido entre a criançada. E a diversão ainda pode se transformar em uma verdadeira arte plástica! 

Para realizar atividades manuais não é preciso amar ou ser tão talentoso em artes. A ideia é que um passo a passo simples se torne uma descoberta divertida para a criança.  A experiência durante o processo de criação é o mais importante, não o resultado final.

Este tipo de brincadeira faz com que a criança explore novos materiais, desenvolva a criatividade, teste limites, resolva problemas, trabalhe a paciência e ainda experimente sentimentos diferentes.

Que tal colocar a mão na massa, ou melhor, na tinta, e ensinar os pequenos a se divertirem com brincadeiras que desenvolvam o lado artístico? Aprenda algumas com as dicas abaixo!

1 – Pintura “mágica” com canetinha no filtro de café

Além de divertida, a brincadeira estimula a criança a descobrir as matizes que formam uma cor.
Créditos: Picasa
Além de divertida, a brincadeira estimula a criança a descobrir as matizes que formam uma cor.

Esta brincadeira da mágica das cores divididas pela água pode ser feita dentro de casa ou ao ar livre. Os materiais para a atividade são: filtro de papel de coar café, canetinhas hidrográficas, tesoura e um pote ou prato com água.

Além de o resultado ter um efeito bonito, esta arte ainda estimula a criança a descobrir as matizes que formam uma cor. Depois de pronto, o papel pode ser usado para enfeitar presentes, como papel de carta, ou para encapar cadernos, por exemplo.

Passo a passo: 

– Corte o lado fechado do filtro, deixando apenas uma folha.

– Peça para a criança desenhar uma linha na parte de baixo (não tão embaixo, senão a brincadeira não funciona) do filtro com a canetinha.

– Coloque a ponta do filtro dentro do pote com água, sem mergulhar o risco de canetinha.

– Segure nesta posição por cerca de 1 minuto.

– Deixe secar.

E o resultado é lindo! É possível ver quais as cores que foram misturadas para alcançar o tom da canetinha usada. Este fenômeno, que chama cromatografia (vale explicar detalhadamente para as crianças maiores) se torna mágico e divertido para se descobrir cores!

2 – Pintura com plástico

Apesar de usar tintas, esta atividade não faz tanta sujeira e pode ser feita em qualquer lugar.

Esta brincadeira pode ser feita com bebês ou crianças maiores. Vale misturar as tintas com as mãos, pés, joelhos e deixar rolar a imaginação. A diversão é garantida!

Apesar de usar tintas, esta atividade não faz uma sujeira tão grande e pode ser feita até em pequenos espaços. Para fazer o painel gigante sem sujeira é necessário separar os seguintes materiais: tinta de pintura a dedo de várias cores, um pedaço grande de papelão para apoio, tesoura, fita adesiva larga, papel kraft, papel sulfite branco e um saco plástico transparente grande.

Passo a passo:

– Forre metade do papelão com o papel kraft e a outra metade com folhas de papel sulfite.

– Espalhe um pouco de tinta pelas áreas do papel.

– Coloque tudo dentro do saco transparente com cuidado, feche-o com a fita adesiva e prenda-o no chão.

– Depois é só deixar os bebês e as crianças fazerem a arte. 

A brincadeira, além de divertida, estimula a sensação tátil e a descoberta da mistura de cores. E as obras de arte das crianças podem se tornar uma linda exposição pela casa!

3 – Pintura com a chuva

A chuva age como um pincel para dar diferentes efeitos na pintura.
Créditos: Picasa
A chuva age como um pincel para dar diferentes efeitos na pintura.

Brincar na chuva já é divertido. Que tal aproveitar o dia em que a chuva estiver bem fraca para deixar as crianças pintarem com a ajuda na natureza? A brincadeira, além de divertida, desperta a curiosidade.

Para esta brincadeira são necessários os seguintes materiais: folhas de papel branco, bandejas, materiais diversos de pintura (como, por exemplo, corante de alimentos líquido, tinta guache, lápis aquareláveis, canetões hidrocor e cola gliter).

Passo a passo:

– Pinte uma das folhas com os lápis aquareláveis e as canetas hidrocor

– Pingue as outras tintas nas demais folhas de papel.

– Coloque as folhas na bandejas e deixe-as na chuva.

– Tire as bandejas da chuva após um tempo.

– Coloque o papel para secar até o dia seguinte.

Usar a chuva como pincel ajuda a descobrir efeitos incríveis da pintura feita com água!

4 – Arte com flores de papel e fotocópia 

Esta atividade cria verdadeiras obras de arte!

Esta brincadeira estimula a criatividade, a concentração e o lado artístico das crianças. O resultado fica lindo!

Para a atividade é preciso ter os seguintes materiais: tinta guache ou canetinha colorida, papel crepom ou papel de seda colorido, cola, tesoura e fotocópia. Este último item pode dar mais trabalho para quem não tem impressora em casa. Neste caso, pode-se fazer a fotocópia em uma papelaria próxima ou usar um vidro para fotografar a mão das crianças e imprimir a foto em preto e branco. 

Passo a passo:

– Faça a fotocópia da mão da criança fechada, como se estivesse segurando um ramo de flores.

– Peça para a criança desenhar o caule da flor com canetinha e guache. 

– Para fazer as flores, enrole bem o papel de seda ou crepom formando um tubo.

– Corte pedaços do tubo de papel e os mantenha enrolados. Outra opção é abrir as tiras de papel, amassar e fazer bolinhas de diversos tamanhos. 

– Cole cada pedaço ou bolinha de papel no caule desenhado.

A brincadeira resulta em uma verdadeira obra de arte! Além de brincar, a criança ainda pode presentear alguém com seu quadro de flores.

5 – Calendário do Advento

A atividade estimula a criatividade e a paciência das crianças.
Créditos: Picasa
A atividade estimula a criatividade e a paciência das crianças.

O processo desta brincadeira é mais elaborado, então vale ser feito com a ajuda de um adulto. O passo a passo desafia a criatividade e a imaginação, além de estimular a paciência.

O Calendário do Advento faz a contagem regressiva do dia 1 de dezembro até o dia de Natal, 25 de dezembro. E a cada dia há ou uma mensagem ou uma atividade que represente o espírito do Natal. Todos os dias, deve-se abrir uma das datas e curtir a atividade proposta ali.

Para fazer este calendário, é necessário: dois círculos de papelão bem duro, palitos de sorvete, tinta acrílica, barbante para prender na parede, pregadores de madeira, tesoura, círculos coloridos com os números de 1 a 25, e cola (de madeira, silicone ou cola quente).

Passo a passo: 

– Decore os círculos de papelão. Pode ser a pintura dos dedos das crianças.

– Pinte, com tinta acrílica, as imagens de Maria, José e Menino Jesus nos palitos de sorvete.

– Corte e cole os palitos de sorvete formando um pequeno presépio em cada círculo. Nesta etapa, pode-se passar uma camada de verniz ou de cola branca na peça toda e esperar secar para uma maior duração.

– Cole um círculo no outro, costas com costas, formando a base do seu calendário.

– Com a cola de madeira, de silicone ou cola quente, prenda os pregadores em um dos lados do círculo, deixando a parte que “prega” para fora.

– Com uma tesoura, faça um furo na parte de cima do calendário e passe o barbante.

– Recorte cada círculo com as datas e, na parte de trás, escreva uma atividade de advento por dia. Pode ser brincadeiras, boas ações, ou mensagens natalinas.

– Prenda as bolinhas nos prendedores.

Com o calendário de Advento pronto, basta esperar o momento certo e começar a usá-lo com as crianças.

Veja mais: