Conheça 13 personagens LGBT dos videogames

Por: Redação | Comunicar erro

Infelizmente o mundo dos videogames tem um lado de vestiário do Clube do Bolinha, com poucos personagens diversos e xingamentos homofóbicos sendo a norma em jogos online. Mas isso não quer dizer que personagens LGBT estiveram fora dos videogames. Em meio a esteriótipos e representações cuidadosas, veja alguns dos principais personagens LGBT dos games.

1. Birdo – “Super Mario Bros. 2” – Curiosamente, a Nintendo foi uma das primeiras empresas a retratar um personagem com ares LGBT nos videogames. O manual da primeira edição norte-americana de “Super Mario Bros. 2” descreve Birdo como um homem que acredita ser uma mulher e prefere ser chamado de “Birdetta”.

2. Vamp – “Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty” – No game de 2001 é revelado que o personagem supostamente imortal e de poderes vampíricos é bissexual, e que era amante de um comandante da marinha chamado Scott Dolph.

3. Mizhena – “Baldur’s Gate: Siege of Dragonspear” – Essa recente expansão do RPG clássico traz uma guerreira trans chamada Mizhena, que escolheu esse nome após se tornar uma mulher. A personagem foi extremamente mal recebida por fãs da série, que chegaram a criar movimentos para boicotar o que classificaram como “agenda ideológica gay” do jogo.

4. Poison – séries “Final Fight” e “Street Fighter” – Na versão de 1989 de “Final Fight”, popular brawler da Capcom, Poison foi concebida como uma mulher. Mas os produtores japoneses imaginaram que o público americano não receberia bem a possibilidade de bater em uma mulher, portanto modificaram a personagem para uma mulher trans (como se assim ela pudesse apanhar sem problema). Os desenvolvedores no final acabaram trocando o personagem por homens no jogo. Mas desde então, o sexo de Poison foi mantido ambíguo em outras séries em que participou, como em “Ultra Street Fighter IV”.

5. Ciri – “The Witcher 3: Wild Hunt” – Uma personagem jogável e filha adotiva do protagonista da série, Geralt, Ciri afirma que prefere mulheres quando questionada sobre o que sente por um homem. Na série de livros do polonês Andrzej Sapkowski, que geraram os games, ela chega a fazer sexo com uma mulher.

6. Steve Cortez – “Mass Effect 3” – Praticamente todo jogo recente da Bioware permite ao jogador(a) ter relacionamentos com personagens do mesmo sexo. O piloto Steve Cortez, no entanto, apenas tem interesse no capitão Shepard se ele for homem (o jogador pode escolher o sexo de Shepard no início do game). A história pessoal de Cortez também envolve a recente perda de seu marido.

7. Ellie – “The Last of Us” – No DLC “Left Behind” do jogo pós-apocalíptico de PlayStation é revelado que a personagem Ellie, uma das principais do game, tem sentimentos por sua amiga Riley. As duas se beijam em um dos momentos mais climáticos da expansão.

8. Kanji Tatsumi – “Shin Megami Tensei: Persona 4” – O game traz um personagem jogável que tem interesse por outro garoto e luta para se aceitar. A confusão chega até a gerar uma versão sombria de Tatsumi, que é um homem musculoso gigantesco e uma caricatura gay. No final, Tasumi afirma que seu verdadeiro medo é ser rejeitado por ambos os sexos.

9. Morpheus D. Duvall – “Resident Evil: Dead Aim” – Um dos vilões do game de 2002 obcecado com beleza e cirurgias plásticas. Ao se injetar com um vírus mutagênico, ele se transforma em uma figura feminina com seios a salto alto.

10. Juhani – “Knights of the Old Republic” – Uma alienígena lésbica e jedi de uma raça felina, além de ser o primeiro personagem gay retratado em um universo de “Star Wars”. Inicialmente o jogador não tinha a opção de se relacionar amorosamente com ela, mas patches depois deram essa opção se o jogador tiver uma personagem feminina.

11. As Asari – série “Mass Effect” – Não só a Bioware costuma ter personagens homossexuais em seus jogos, como eles criaram toda uma raça alienígena “gay”. Apesar de terem uma aparência feminina, as Asari são uma espécie de um único gênero, e que sequer possuem o conceito de diferenças sexuais. “Elas” também podem fazer sexo com espécies conscientes de qualquer gênero ou raça, “fundindo” suas consciências em um ritual.

12. Erin – “Catherine” – A garçonete amigável e flertativa Erin nesse jogo insano de plataforma se releva ser uma mulher trans, conhecida como “Eric” no colégio.

13. Leonardo da Vinci – “Assassin’s Creed: Brotherhood” – No game da Ubisoft, outra empresa conhecida pela diversidade de seus personagens, é fortemente sugerido que Leonardo da Vinci é gay. Ele chega a dizer que mulheres pouco o distraem e depois é tocado o assunto do relacionamento amoroso de Leonardo com seu pupilo, conforme indícios históricos.

Compartilhe:

Tags: #game
1 / 8
1
01:39
Mestres da Criatividade: doação de alimentos sem sair de casa
Mais de 7 milhões de pessoas têm algum tipo de dificuldade para comprar alimentos. Pensando em reduzir esse desigualdade, a …
2
02:11
Drones do bem: tecnologia que salva vidas
Você já conhece os drones, pequenas aeronaves não tripuladas controladas remotamente, certo? O objetivo inicial desses dispositivos era militar, permitindo que …
3
02:07
Mestres da Criatividade: o chuveiro que vai mudar a sua vida
O chuveiro Showeair possui uma bomba que o reabastece com a água já utilizada, e ela se derrama de novo …
4
01:29
O copo de batata que revoluciona a gastronomia
A empresa britânica Biome Bioplastics desenvolveu um copo de café feito de fontes naturais e renováveis, como fécula de batata …
5
06:50
Leonardo da Vinci: muito além da imaginação
Leonardo da Vinci morreu há 500 anos, deixando um legado gigantesco de conhecimento, arte e pesquisas. O autor da "Monalisa" e …
6
01:37
Drive-thru de torresmo é sucesso em Londrina
Dois amigos tiveram uma ideia genial que acabou fazendo sucesso na cidade de Londrina, no interior do Paraná. Mario Aparecido …
7
01:47
Mestres da Criatividade: conheça o tênis feito de chiclete
A empresa Explicit Wear inventou os tênis que são feitos de chiclete reciclado. Os calçados são feitos de Gum-tec, tipo …
8
05:23
Greta: a menina que está sacudindo o planeta
O que você pode fazer para mudar o processo de aquecimento global no planeta? A adolescente Greta Thunberg prometeu e decidiu …