Conheça a história dos games e ganhe desconto em jogos do Xbox

 Os videogames podem ser uma forma nova de contar histórias, mas a própria história de como os videogames se desenvolveram não é menos fascinante.Um vídeo feito recentemente pelo youtuber Will do canal Nobreza Games mostra a riqueza dessa trajetória, desde os primeiros jogos nos anos 1950 até os games se tornarem um mercado bilionário maior que o de cinema e música juntos.

Atenção: ao longo do vídeo códigos serão divulgados para você conseguir descontos em jogos do Xbox. Promoção válida até às 23h59, do dia 30 de junho.

Tudo começou com a simulação interativa e digital de um jogo do tênis dos anos 1950 chamada Tennis for Two, que foi ao mesmo tempo o primeiro videogame e o primeiro jogo multiplayer da história.

Apesar de ser uma curiosidade tecnológica muito interessante, os videogames só se tornaram lucrativos em 1972 com Pong, versão do tênis para dois vista de cima e que podia ser jogado contra a máquina.

 

Os videogames já reinavam nos arcades, os velhos fliperamas, mas eles explodiram em popularidade ao chegarem nas casas com o Atari, um simulador de arcade que poderia ficar na sala para você jogar do conforto de sua casa.

Uma empresa na época pouco conhecida estaria fadada a mudar para sempre o mercado dos videogames. Tudo mudou com a chegada de Mario Bros, feito por Shigeru Miyamoto para o Nintendo Entertainment System (NES). O jogo trouxe um reino completamente novo e criativo para os games, assim como uma jogabilidade que é referência até hoje.

Leia tambémGaroto cria empresa de videogame com jogo que valoriza a participação feminina

Uma inovação curiosa que também mudou o rumo de como os games eram criados foi o “save state”, a capacidade de salvar o seu progresso. Isso foi permitido principalmente pela tecnologia dos 16 bits, em consoles como Mega Drive e Super Nintendo, que guerreavam pela atenção dos gamers nos anos 1990.

A partir desse cenário, o vídeo do Nobreza Games recria diversos outros pontos marcantes da história dos videogames: como a transição para o 3D, como Sony e Nintendo quase fizeram um console juntas, as grandes franquias do PlayStation que marcaram o final dos anos 90, assim como a entrada dos sensores de movimento e a Microsoft nesse lucrativo mercado.

Conheça 13 personagens LGBT dos videogames