Entreter

Conheça o synthwave: a música de sintetizador dos anos 80 de hoje

Imagine um mundo que parece um constante filme de John Carpenter, com uma eterna música de sintetizador anos 1980 ao fundo, um mundo inspirado por ninjas, neon, onde Schwarzenegger e Stallone nunca envelheceram. Esse é o universo do synthwave ou retrosynth, um gênero de música saudosista que surgiu nos anos 2000 emulando o som de sintetizador dos anos 1980 e se espalhou pela internet.

Os próprios nomes dos artistas denunciam as origens nostálgica do synthwave, como VHS Dreams, Replicant, Tokyo Rose, Nightcrawler, VHS Glitch, Betamaxx, TOMMY ’86. Os logos dos artistas costumam acompanhar letras em neon, ou metálicas e palmeiras ao estilo Miami Vice e no estilo “futuro do passado” do cyberpunk. As músicas são distribuídas em redes sociais de música e vídeo, sempre ilustradas com imagens de filmes cult como Blade Runner, Scarface e Fuga de Nova York.

MontagemRetrosynth
Exemplos de capas de álbuns synthwave. Cenário saudosista se espalhou pela internet.

São centenas de canais que podem ser acompanhados para quem se torna fã desse gênero, que parece a trilha sonora de clássicas da ação e horror que nunca existiram. Para quem quiser conhecer mais, o Catraca livre sugere o New Retro Wave, Luigi Donatello e a Drive Radio.

Ouça abaixo alguns exemplos de “clássicos” do synthwave selecionados pelo Catraca Livre (inclusive com uma participação especial do precursor do gênero, John Carpenter em pessoa):

Compartilhe: