Últimas notícias:
Loading...

Ensaio fotográfico mostra luta de mãe e filho contra o câncer

Série vencedora do Pulitzer em 2007 trata com sensibilidade um terrível momento da vida de uma família

Imagens vencedoras do Prêmio Pulitzer – que reconhece internacionalmente os grandes trabalhos do jornalismo – sempre causam algum tipo de sentimento em quem as vê. São famosos os casos das fotografias de Kevin Carter e Greg Marinovich.

Não é diferente com o ensaio A Mother’s Journey (ou A Jornada da Mãe), vencedor de 2007, de autoria da fotógrafa Renée C. Byer. A fotógrafa do pequeno jornal The Sacramento Bee, da Califórnia, passou 12 meses acompanhando a história de Cyndie French e seu filho Derek.

Neste período a família lutou contra o câncer de Derek, então com 10 anos de idade. As imagens mostram exames, preparações para cirurgia e momentos de lazer entre mãe e filho. Na página do ensaio, todas as fotos vêm com legendas em inglês. As imagens são fortes.

O Desejo de Dereck

Em memória ao filho, Cyndie criou a instituição Derek’s Wish (ou Desejo de Derek) para dar apoio financeiro e psicológico a famílias que sofrem com o câncer infantil. Depois da publicação do ensaio no jornal, cartas, ligações e e-mails chegaram à redação perguntando como ajudar e a mãe resolveu criar algo que pudesse servir ao maior número de pessoas.

Por Redação