Fazendeiro inglês desenvolve primeira vodka do mundo feita de leite

O processo de fermentação do leite é o que permite a produção da bebida

Um fazendeiro inglês teve a astúcia de desenvolver um produto surrealista para não dizer impossível. A vodka feita de leite já é uma realidade graças ao processo de fermentação dos laticínios, também necessário na produção de algumas bebidas alcoólicas.

O fazendeiro Jason Barber ao lado de sua criação

Jason Barber, 47, vive em West Dorset, Inglaterra, e ali criou a Black Cow. A ideia surgiu quando Barber assistia televisão e se deparou com um documentário sobre habitantes de uma pequena cidade na Sibéria, que fermentavam o leite de Iaques para fazer vodka.

Barber então passou três anos aperfeiçoando o seu próprio processo, na tentativa de, um dia, comercializar o produto. O processo é semelhante ao usado pra fazer queijo.

Basta separar o leite coalhado do soro e, enquanto o primeiro vai para os queijos, o segundo é fermentado com uma cerveja de levedura especial, que faz com que os açúcares do leite se transformem em álcool.

Depois dessa mistura ser destilada, é misturada a ingredientes secretos e, em seguida, filtrada três vezes e engarrafada artesanalmente.

a Black Cow film by Cat Bruce from BlackCow on Vimeo.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.