Últimas notícias:

Loading...

Do ‘Gambito da Rainha’ ao royal straight flush: conheça os esportes da mente e saiba onde praticar

Poker, xadrez e até o jogo de damas podem trazer uma série de benefícios para a sua mente

Por: Alana Moreira
Ouça este conteúdo

Um dos maiores sucessos da Netflix em 2020, a série “O Gambito da Rainha” (The Queen’s Gambit), estrelada por Anya Taylor-Joy, foi responsável por trazer visibilidade a um dos jogos mais tradicionais de todos os tempos: o xadrez. A trama retrata não apenas características técnicas da modalidade, mas envolve o público em um cenário competitivo com clima de Copa do Mundo.

O que muitos não sabem é que o xadrez vai muito além de um jogo. Ele é considerado um esporte da mente, homologado pela Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA), entidade fundada em 2005, da qual faz parte a Federação Internacional de Xadrez – esta mais antiga, fundada em 1924.

A série “O Gambito da Rainha” foi responsável por trazer visibilidade a um dos jogos mais tradicionais de todos os tempos: o xadrez
Crédito: Divulgação/NetflixA série “O Gambito da Rainha” foi responsável por trazer visibilidade a um dos jogos mais tradicionais de todos os tempos: o xadrez

Um dos pontos positivos da chegada da série foi impulsionar a prática do xadrez pelo mundo. Se você é uma das pessoas que ficou com vontade de aprender e praticar, saiba que existem muitos sites onde é possível jogar xadrez de graça, como o Chess.com. Nele, o jogador pode competir contra a máquina, desafiar um jogador de qualquer lugar do mundo e até disputar torneios. São mais de 100 mil partidas diárias na plataforma, que também está disponível para dispositivos móveis.

O site separa jogadores por níveis de habilidades e também oferece diversos guias e tutoriais para quem não está muito familiarizado com a modalidade e quer aprender movimentos como o Gambito da Rainha, que deu nome à série da Netflix.

Ainda que o xadrez seja uma das modalidades mais praticadas e conhecidas dos esportes da mente, ele não é a única. Só na IMSA são sete federações afiliadas, cada uma representando um esporte. Outra modalidade que só cresce em popularidade é o poker.

Poker

O poker é considerado um esporte da mente por exigir de seus jogadores profundas habilidades emocionais e psicológicas como concentração, resiliência, perspicácia, entre outras
Crédito: Divulgação / PartypokerO poker é considerado um esporte da mente por exigir de seus jogadores profundas habilidades emocionais e psicológicas como concentração, resiliência, perspicácia, entre outras

Embora muitas pessoas ainda insistam em classificá-lo como um jogo de azar, o poker é considerado um esporte da mente por uma série de motivos. Desde a exigência pela capacidade de rápida tomada de decisões, até a necessidade de profundas habilidades emocionais e psicológicas para ter sucesso – concentração, resiliência, perspicácia, entre outras. Ou seja, é muito mais um jogo de estratégia (como o xadrez) que de sorte ou azar.

Por ser amplamente praticado por aqui, o poker conta com diversos sites online especializados na modalidade que oferecem torneios e partidas diárias em várias vertentes do esporte, como o partypoker, que também fornece diversas dicas para iniciantes.

Na maioria dos casos, o registro nos sites é gratuito e o usuário só deposita o valor para entrar nos torneios e apostar nas mesas virtuais. Isso quer dizer que, além de ser uma fonte de entretenimento, o poker pode proporcionar altos ganhos em dinheiro: é comum ver grandes jogadores com premiações que superam a marca de 1 milhão de dólares sem sequer sair de casa.

Embora não tenha um “Gambito da Rainha” para chamar de seu, o poker conta com diversos filmes que retratam a modalidade nos serviços de streaming, como “A Febre do Mississippi” (The Mississippi Grind), disponível na Netflix.

Bridge

O bridge é uma das modalidades de baralho mais praticadas no mundo e é reconhecido como um esporte da mente
Crédito: Divulgação/PixabayO bridge é uma das modalidades de baralho mais praticadas no mundo e é reconhecido como um esporte da mente

Embora não seja um jogo de cartas tão popular quanto o poker – pelo menos não no Brasil –, o bridge também é uma das modalidades de baralho mais praticadas no planeta e é reconhecido como um esporte da mente. Nomes como Bill Gates e Warren Buffet são praticantes assíduos. Além disso, existem uma série de torneios espalhados mundo afora, sendo que a modalidade conta até com um campeonato mundial.

Um dos sites mais famosos para a prática deste esporte da mente é o Bridge Base Online, que conta com mais de cinco mil mesas e milhares de jogadores simultâneos em todo o planeta. A plataforma é gratuita e requer apenas um cadastro.

Damas

Assim como o xadrez, o jogo de damas também é uma modalidade dos esportes da mente
Crédito: Divulgação / FreeimagesliveAssim como o xadrez, o jogo de damas também é uma modalidade dos esportes da mente

Quem nunca se deparou com um tabuleiro de damas na vida? Assim como o xadrez, este jogo de tabuleiro de pretas contra brancas (em alguns casos, as cores podem variar) é muito difundido no Brasil. Pois saiba que essa também é uma modalidade dos esportes da mente.

Uma boa dica para quem quer praticar damas na internet é o site Lildraguhts, que é gratuito e permite conectar-se com um amigo ou com algum jogador aleatório de qualquer canto do mundo, além de disponibilizar torneios. Ainda é possível assistir partidas para afiar suas estratégias antes de entrar no jogo.

Go

O Go é um jogo de tabuleiro especialmente popular em países asiáticos como China, Japão e Coreia do Sul
Crédito: Divulgação / PxHereO Go é um jogo de tabuleiro especialmente popular em países asiáticos como China, Japão e Coreia do Sul

Não, não estamos falando do Pokémon Go! – embora este também traga seus benefícios para a mente. Existe um jogo de tabuleiro com esse nome, especialmente popular em países asiáticos como China, Japão e Coreia do Sul. Sua origem remonta há mais de 2 mil anos e é considerado um esporte da mente (inclusive sendo uma das federações fundadoras da IMSA).

Assim como xadrez e dama, o Go também é uma disputa entre peças pretas e brancas em um tabuleiro, mas sua dinâmica é totalmente diferente. Se você ficou curioso para conhecer e praticar, o site Online-Go traz todas as regras e estratégias para ter sucesso na modalidade. E, claro, também é possível jogar de forma gratuita.

Benefícios dos esportes da mente

Agora que você já conhece diversas modalidades de esportes da mente, vale lembrar os benefícios que eles podem trazer para o seu dia a dia. Afinal, da mesma forma que a prática de esportes apresenta um ganho para a saúde do seu corpo, a prática de xadrez e poker, por exemplo, pode deixar a sua mente muito mais saudável.

Além de melhorar o seu pensamento lógico, a resolução de problemas e um melhor planejamento na tomada de decisões, a prática destas modalidades vem sendo associada a uma série de benefícios para uma mente mais ativa.

De acordo com um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, pessoas com mais de 75 anos que costumam praticar xadrez ou poker têm menos probabilidade de desenvolver demência do que aqueles que não praticam.

Já um estudo francês de 2013 descobriu que pessoas que praticavam jogos de tabuleiro tinham um risco 15% menor de demência em relação às pessoas que não jogavam. Incrível não é mesmo?! E você tá esperando o quê para começar agora mesmo a deixar a sua mente mais saudável?!

Compartilhe: