Golpe adivinha informações de cartões de crédito em segundos

Você já deve ter se deparado com diversos golpes que são aplicados para roubarem os dados de usuários.

Um estudo da Escola de Ciência da Computação da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, descobriu um novo. Por causa de um defeito na segurança nos sistemas de pagamento da Visa, é possível descobrir informações de cartões de crédito em apenas seis segundos.

De acordo com outro pesquisador, não há como evitar o golpe
Créditos: Getty Images/iStockphoto
De acordo com outro pesquisador, não há como evitar o golpe

Este problema é consequência de duas fraquezas. A primeira é que os múltiplos requerimentos inválidos que vem de sites diferentes não são detectados. Assim, o hacker – sem ser descoberto – consegue criar um programa que permite que entre dez e vinte tentativas sejam feitas antes de ser bloqueado.

A outra é que, cada vez que o dono do cartão realiza uma compra, um dado diferente é pedido. Às vezes, o número do cartão com data de validade ou esses dois mais o número de segurança (CVV). Dessa maneira, as informações podem ser adivinhadas de pouco em pouco e, ao juntá-las, o golpe se torna possível.

Confira este vídeo que explica com detalhes a questão:

https://www.youtube.com/watch?v=uwvjZGKwKvY

A pesquisa, liderada por Mohammed Ali, foi divulgada em uma nota à imprensa. Segundo o estudante, o processo de descoberta das informações não é complicado porque os cartões de crédito usam sistemas numéricos simples. O CVV – composto de três números – pode ser adivinhado com mil tentativas e são necessárias apenas 60 tentativas para descobrir os algoritmos já que a maioria dos cartões tem validade de 60 meses.

O golpe pode ser realizado em cerca de seis segundos no total, o que significa que os hackers conseguem começar a gastar em pouco tempo o dinheiro alheio pela internet.

De acordo com outro pesquisador, Martin Emms, não há como evitar o golpe; a Visa é a única que pode tomar atitudes para solucionar o defeito.