Guia Prático: como pintar sua casa em 7 passos

Pra quem quer mudar um pouco a cara da casa e está a fim de colocar a mão na massa, pintar uma ou mais paredes pode ser a solução. Deixar uma cor forte em uma parede de um cômodo ajuda a destacar os móveis e pode até dispensar enfeites e decorações adicionais como quadros, por exemplo. No quarto de casal, a parede pintada pode fazer as vezes de cabeceira.

Se a ideia é economizar um pouco, vale dispensar o pintor profissional e se jogar na pintura você mesmo. A tarefa não é das mais simples, mas seguindo um passo a passo certinho, o resultado vai ficar melhor do que você imagina.


1- Separe seus acessórios

Muito se engana quem acha que basta um rolinho e uma lata de tinta para renovar as paredes. Você não precisa comprar todos os acessórios novos, dá pra improvisar uma ou outra coisa, mas para ter um resultado digno de profissional é bom ter à mão de início algumas coisas que podem facilitar a pintura e até ajudar na economia final.

– Pincel ou trincha para s cantinhos
– Rolinho macio para cobrir áreas maiores
– Bandeja para tinta, o degrau ajuda a tirar o excesso de tinta do rolo
– Algum objeto para mexer ou dissolver tinta, pode ser uma régua ou um pincél velho
– Luvas para não se sujar as mãos
– Fita adesiva grossa para proteger as paredes que não serão pintadas
– Massa corrida, espátula e lixa para corrigir pequenos defeitos

2 – Calcule bem a quantidade de tinta

Saber de antemão quantos litros de tinta você vai precisar também pode ajudar a salvar alguns reais. Nada de ficar om tinta sobrando em casa ou ter que sair correndo no meio do processo para comprar mais algumas latas porque ficou sem.

Antes de sair as compras, meça às paredes que vão receber a tinta e não se esqueça de considerar portas e janelas no seu cálculo.  Existem alguns apps que te ajudam a saber quantas latas serão necessárias, ou se preferir, vá a loja com as medidas, o vendedor também pode ajudar.