Hackers russos invadem e usam contas da Uber de brasileiros

Diversos brasileiros estão relatando que suas contas do Uber foram invadidas e utilizadas n Rússia. Em um dos casos, uma publicitária de 28 anos percebeu a invasão ao abrir o aplicativo e notar que o idioma havia sido alterado de português para russo. Logo em seguida, a usuária percebeu que também haviam sido realizadas corridas na Rússia — e não, ela não saiu de São Paulo, cidade em que mora no Brasil.

Outro usuário mostrou um caso mais grave: assim que abriu o histórico de viagens, viu uma cobrança de 1.190 rublos na conta, a moeda russa, cobrada por uma viagem de 50 quilômetros em São Petersburgo, na Rússia. No total, esse usuário “sofreu” três viagens, com o app da Uber cobrando 3 mil rublos, cerca de R$ 166. O dinheiro e os dados foram posteriormente restabelecidos pela Uber.

Usuários brasileiros estão se surpreendendo com registros de uso de sua conta na Rússia.

“A Uber demorou mais de quatro dias para me dar um retorno que não parecesse uma mensagem automática”, notou a primeira usuária que teve a conta invadida. Ela ainda comentou que os russos enviaram mensagens para a Uber dizendo que sofriam de “psicose maníaco e esquizofrenia com dupla personalidade” — para, dessa maneira, a Uber não cancelar a conta e estornar o dinheiro.

Veja mais informações sobre o caso no site do Tecmundo.