Hackers vazam 800 milhões de e-mails e senhas na internet

Ferramenta indica se seu email foi afetado pelo vazamento; saiba como proceder

Por: Redação | Comunicar erro

Segundo informação divulgada pelo site norte-americano Wired, senhas de 21 milhões de emails e mais de 772  milhões de endereços de emails únicos foram vazadas na internet.

A ação foi descoberta pelo pesquisador de segurança Troy Hunt, criador do site Have I Been Pwned, que identifica e-mails ou senhas acessadas por hackers.

Hunt identificou o vazamento após encontrar uma pasta chamada Colletion #1, armazenada na nuvem. Nela, estavam mais de 12 mil arquivos que juntos pesavam 87 gigabytes. Estima-se que mais de 2 mil banco de dados que armazenavam e-mails e senhas foram acessados. Em entrevista, Hunt comentou o caso. “Parece apenas uma coleção completamente aleatória de sites para maximizar o número de credenciais disponíveis para os hackers. Não há padrões óbvios, apenas uma grande exposição de dados”.

Crédito: Getty Images/iStockphotoSenhas complexas oferecem maior segurança, embora exijam maior dedicação do usuário

O que pode ser feito com o vazamento ?

Segundo especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, as informações coletadas podem ser usadas em combinações de e-mails e senhas em determinados sites e serviços. O que atinge, sobretudo, usuários que reutilizam senhas em vários cadastros na internet.

Como saber se meus dados foram hackeados ?

Pela ferramenta disponibilizada pelo pesquisador que, de forma prática, indica se sua conta foi afetada. O processo é simples: basta informar seu email e descobrir se já foi violado.

Além disso, o site mostra se seu endereço já foi afetado anteriormente. Por isso, recomenda-se trocar as senhas das contas caso tenham sido listadas pela ferramenta. Com informações do Estadão. 

Compartilhe:

1 / 8
1
09:00
Dim Brinquedim e a arte do brincar
O artista cearense Antonio Jader Pereira dos Santos, também conhecido como "Dim Brinquedim", é o fundador do Museu Brinquedim em …
2
05:46
Criatividade e talento na dança de Deborah Colker
A renomada coreógrafa brasileira Deborah Colker está com sua nova apresentação "Cão sem plumas" rodando mundo a fora. Nossa equipe foi …
3
09:08
A magia dos arranjos musicais
O compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro é entrevistado pelo jornalista Gilberto Dimenstein neste novo vídeo da série Mestres da Criatividade. A …
4
05:33
Chega de embalagens: preservando o meio ambiente
Já pensou entrar em um supermercado em que os produtos são todos vendidos a granel, sem embalagens? Você leva o …
5
02:35
Criatividade e Solidariedade: transformando a dor em beleza.
A vida do garoto Angelo Henry, morto em 2014, inspirou uma linda história de solidariedade que ressoará na vida de …
6
01:17
A mãe que reescreveu a história da sua filha
O que uma mãe não faz por seus filhos? A Alessandra, mãe da Naná, notou que às vezes havia uma certa …
7
02:47
Não existe nada por acaso
Um dos melhores intérpretes da MPB, Simoninha doou o seu talento à Orquestra Sinfônica Heliópolis em um show no Masp …
8
04:36
Brasileira cria aplicativo que promove a inclusão
"Brainy Mouse" é o nome do aplicativo que une criatividade, inclusão e tecnologia. Criado pela brasileira Ana Sarrizo esse jogo carrega …