CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Hackers vazam 800 milhões de e-mails e senhas na internet

Ferramenta indica se seu email foi afetado pelo vazamento; saiba como proceder

Por: Redação

Segundo informação divulgada pelo site norte-americano Wired, senhas de 21 milhões de emails e mais de 772  milhões de endereços de emails únicos foram vazadas na internet.

A ação foi descoberta pelo pesquisador de segurança Troy Hunt, criador do site Have I Been Pwned, que identifica e-mails ou senhas acessadas por hackers.

Hunt identificou o vazamento após encontrar uma pasta chamada Colletion #1, armazenada na nuvem. Nela, estavam mais de 12 mil arquivos que juntos pesavam 87 gigabytes. Estima-se que mais de 2 mil banco de dados que armazenavam e-mails e senhas foram acessados. Em entrevista, Hunt comentou o caso. “Parece apenas uma coleção completamente aleatória de sites para maximizar o número de credenciais disponíveis para os hackers. Não há padrões óbvios, apenas uma grande exposição de dados”.

Crédito: Getty Images/iStockphotoSenhas complexas oferecem maior segurança, embora exijam maior dedicação do usuário

O que pode ser feito com o vazamento ?

Segundo especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, as informações coletadas podem ser usadas em combinações de e-mails e senhas em determinados sites e serviços. O que atinge, sobretudo, usuários que reutilizam senhas em vários cadastros na internet.

Como saber se meus dados foram hackeados ?

Pela ferramenta disponibilizada pelo pesquisador que, de forma prática, indica se sua conta foi afetada. O processo é simples: basta informar seu email e descobrir se já foi violado.

Além disso, o site mostra se seu endereço já foi afetado anteriormente. Por isso, recomenda-se trocar as senhas das contas caso tenham sido listadas pela ferramenta. Com informações do Estadão. 

1
Como fazer uma festa virtual de graça com o Zoom
O isolamento social é uma das armas mais fortes para combater o coronavírus, mas ele tem um triste efeito: como …
2
3 dicas certeiras para você lavar roupa em casa nesta quarentena
Neste capítulo do #NessaQuarentenaEuVou , a nossa incansável editora de vídeos, Francine Costa, mergulha no submundo do cesto de roupa …
3
01:02
Mexicanos e americanos brincam através de muro
A equipe do Mestres da Criatividade traz cenas inéditas de crianças de adultos, tanto do México quanto dos Estados Unidos, …
4
01:03
Dez tatuagens criativas para inspirar seu dia
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez tatuagens super criativas para inspirar o seu dia!Este vídeo …
5
01:02
Conheça dez engenhocas super criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez engenhocas super criativas para divertir o seu dia.Este vídeo …
6
01:02
As 10 publicidades de ônibus mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das publicidades de ônibus mais criativas para inspirar você!Este vídeo faz …
7
01:03
Os 10 cartões de visita mais criativos
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista dos dez cartões de visita mais criativos para alegrar o seu …
8
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …