Brincar para desestressar: ideias para encarar filas com crianças

Por: Catraca Livre

Enfrentar filas é uma tarefa, no geral, bem desgastante. Quando tem uma criança junto, é ainda mais difícil, e exige muita paciência dos adultos. Pensando nisso, Patricia Marinho, responsável pelo blog Tempo Junto, separou algumas dicas e elencou algumas atividades viáveis para passar esse tempo de forma mais leve, menos traumática.

Enfrentar uma fila chata com uma criança pode ser menos desgastante quando se tem criatividade.

A primeira dica da blogueira é: não precisa de brinquedo para brincar. Existem muitas brincadeiras que são feitas só usando partes do corpo. A segunda é “aproveitar os objetos que estão à sua volta. Às vezes tem uma árvore; outras vezes vocês podem imaginar histórias a partir das pessoas que estão na fila; às vezes você tem na bolsa um papel que possa ser amassado para virar uma bolinha” – sugere.

A terceira dica é que os adultos não tenham vergonha de brincar com as crianças na frente dos outros. Isso, além de ajudar a passar o tempo na fila chata, estimula outras pessoas a fazerem o mesmo, tornando aquele momento especial para ambas partes.

“Recentemente, eu fui com meus filhos sozinha ao Catavento, um Museu de Ciêcncias super lúdico aqui em São Paulo. Mas para algumas atividades é preciso retirar senha e a fila estava com 40 minutos de espera. Nós começamos a brincar. Recebemos aqueles olhares de ‘que gente louca!’; ‘o que eles estão fazendo?’. Mas quando os pais perceberam que meus filhos estavam animados e não reclamavam da espera, discretamente eles também começaram a brincar. Logo, havia mais pais rindo e brincando do que pais e filhos brigando por conta da longa espera” – completa Patrícia.

Aí vão algumas dicas do Tempo Junto:

  • Brincadeiras de Mão

Já brincou de guerra de polegar? Além de fácil de ser feita em qualquer lugar, estas brincadeiras ajudam a desenvolver a coordenação das crianças. Neste post tem várias ideias para se divertir de diversas maneiras usando somente as mãos. No canal do Youtube também há uma playlist muito bacana!

  • Caretas

Já fez caretas? Ou brincou de tentar erguer uma sobrancelha? Piscar o olho sem “espremer” o rosto? E que tal brincar de adivinhar que palavra seu filho está falando, apenas olhando o movimento dos lábios? Neste post, Patricia dá ideias de brincadeiras que estimulam a linguagem e a fonética das crianças.

  • Trava-Línguas

“Um prato de trigo para um tigre” – já brincou de trava-línguas? São ótimas opções para praticar a dicção e que lugar melhor do que uma fila para fazer isso e matar o tempo? Aqui neste post, é possível conferir algumas dicas que, além de ajudar a enfrentar a espera, treinam o vocabulário das crianças.

Fazer trava-línguas pode ser uma alternativa para passar o tempo em filas longas com as crianças.

Essas e outras dicas você pode conferir, na íntegra, neste post do blog Tempo Junto. Enfrentar uma fila com os pequenos pode ser muito menos estressante quando se tem um recurso importante: a criatividade.

Leia Mais: