Marcenaria: como uma profissão tão antiga virou moda

Por: Luciana Reis
Objetos de decoração, brinquedos e móveis são algumas peças de decoração que podem gerar uma renda extra

Em tempos de crise é preciso ter criatividade, buscar soluções e um nicho de mercado onde você possa oferecer uma solução para ganhar um dinheiro extra. Já pensou em fazer peças de marcenaria? Como objetos de decoração, brinquedos e tantas outras possibilidades. A profissão tão antiga e geralmente tida como masculina, tem atraído cada vez mais jovens e mulheres para cursos na área.

Para quem tem afinidade com o tema e não sabe por onde começar pode investir num curso gratuito em sua cidade. Em São Paulo, por exemplo, o Sesc oferece cursos gratuitos ou com preço acessível, geralmente de curta duração. Eles são uma ótima opção para adquirir conhecimento, experiência e contatos na área.

No Sesc Vila Mariana foram realizados em 2016 os cursos de “Oficina de Piões” e “Construção de bike de equilíbrio em madeira” por meio de oficinas que duraram  quatro ou cinco encontros no decorrer de 20 dias. Todo material foi oferecido pelo Sesc aos participantes, que em sua maioria eram mulheres.

Já no Sesc Pompeia, também em São Paulo, a técnica de programação da unidade Gabriela Carraro comenta que tem crescido a procura por cursos de marcenaria. Ela atribui este aumento por dois motivos: “os preços dos cursos oferecidos pelo Sesc Pompeia são acessíveis e os profissionais contratados para as oficinas são reconhecidos no mercado” e complementa: “… cresceu o interesse das pessoas em construírem seus próprios móveis e adereços, desdobramento do movimento do Do It Youserlf “.

A unidade oferece cursos regulares (12 encontros) e minicursos (4 encontros) que trabalham com técnicas básicas de marcenaria. As oficinas são abertas para pessoas a partir dos 16 anos que não precisam ter conhecimento prévio na área. A maioria dos participantes são homens, mas tem crescido o número de mulheres interessadas.

O interesse é tanto que os cursos regulares de Marcenaria em módulos e Marchetaria em bloco estão com todas as vagas preenchidas. Porém nos próximos meses dois minicursos serão oferecidos: Marcenaria criativa: Luminária articulada e Casa de passarinho.

Jennifer Ramos, de 28 anos, estilista e graduanda em História, após não encontrar no mercado móveis que a agradassem resolveu fazer um curso de marcenaria para construir suas próprias peças. Ela conta que: “Desde muito nova manifestei interesse por ferramentas, construção, projetos arquitetônicos, design de móveis e carros… Mas o que mais me chamava atenção dentre todas essas possibilidades era a de poder construir algo tátil com minhas mãos. Somado a isso, em certo momento eu necessitava de móveis para minha casa e depois de uma vasta pesquisa por objetos disponíveis no mercado percebi que não nenhum me interessava ou pela estrutura, material, acabamento ou pelo preço”.

Em 2015 Jennifer não conseguiu se inscrever no curso de “Marcenaria de Cadeiras” ministrado pela equipe do Lab74 no Sesc Pompeia, pois chegou apenas 1 hora antes da abertura das inscrições. Mesmo assim, não desistiu, chegou bem mais cedo no ano seguinte e conseguiu se inscrever. O curso de cerca de 3 meses a ensinou a construir três réplicas de cadeiras (Krat, Berlim e a Red and Blue) projetadas Gerrit Rietveld.

Ao ser questionada sobre o que achou do curso ela comenta: “Foi bastante produtivo. Cumpriu exatamente o esperado. As aulas eram super didáticas e não só nos apresentava como construir as cadeiras, mas também a história do arquiteto em questão e todo o contexto histórico e movimento artístico por traz do período de cada objeto”.

Jennifer complementa: “Além disso, tivemos uma aula inteira dedicada a visitação dos locais onde poderíamos adquirir os materiais para produção, desde lojas de madeiras até loja de ferramentas, acabamentos, rodízios, parafusos, lixa, etc. Isso foi de extrema importância pois nos possibilita/possibilitou após o curso, ter capacidade de ir pessoalmente, munida de conhecimento, adquirir os materiais”.

Com o que aprendeu no curso ela fez duas cadeiras, uma luminária e planeja construir uma mesa multifuncional para desenhar e fazer modelagens. Além disso, fazer outras peças para sua casa nova. O tempo para confeccionar cada peça varia conforme a complexidade do projeto que pode ser de algumas horas ou de semanas.

A respeito dos materiais usados para fazer as peças ela explica: “Existem diversos tipos de madeiras. Em geral os compensados, MDF, MDP e pinus têm o preço mais acessível. O que encarece são os cortes que você solicita. Madeira bruta eu nunca trabalhei porque não tive possibilidade financeira até então. E essas sim são bem caras. Agora o que mais pega nisso tudo são as ferramentas: furadeira, parafusadeira, brocas, lixadeira, serras (tico-tico, circular, manual), sargentos (grampos), etc. Além dos equipamentos de segurança”.

Compartilhe:

1
01:02
Mexicanos e americanos brincam através de muro
A equipe do Mestres da Criatividade traz cenas inéditas de crianças de adultos, tanto do México quanto dos Estados Unidos, …
2
01:03
Dez tatuagens criativas para inspirar seu dia
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez tatuagens super criativas para inspirar o seu dia! Este vídeo …
3
01:02
Conheça dez engenhocas super criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez engenhocas super criativas para divertir o seu dia. Este vídeo …
4
01:02
As 10 publicidades de ônibus mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das publicidades de ônibus mais criativas para inspirar você! Este vídeo faz …
5
01:03
Os 10 cartões de visita mais criativos
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista dos dez cartões de visita mais criativos para alegrar o seu …
6
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …
7
01:02
As publicidades de elevador mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das dez propagandas de elevador mais criativas para inspirar o seu …
8
59s
Os dez prédios mais estranhos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez prédios mais estranhos do mundo. Lugares ótimos para …