Marina Abramović revela planos para seu funeral

Marina Abramović, que está com 68 anos e em boa forma, já planeja seu funeral como um evento performático em três cidades, de acordo com o site do jornal britânico “The Guardian“. A artista sérvia definiu um roteiro: seu último trabalho será mostrado, terá uma apresentação da cantora transgênero inglesa Antony Hegarty, os convidados deverão usar roupas coloridas e estar bem-humorados.

Em Sydney, Austrália, onde esteve para o encontro Kaldor Public Art Projects, ela apresentou uma performance de sete dias, entre 24 de junho e 5 de julho. Na ocasião, a sérvia leu seu manifesto em que conclui: “o artista deve morrer conscientemente e sem medo” e “o funeral do artista é a sua última performance”.

“O funeral do artista é a sua última performance”, afirmou a artista
Créditos: Marco Anelli
“O funeral do artista é a sua última performance”, afirmou a artista

Quando um participante do evento perguntou mais detalhes, ela afirmou: “Eu quero ter três Marina”. “Claro, uma real e duas falsas, porque você não pode ter três corpos. Mas eu quero que essas três Marinas sejam enterradas nas três cidades em que eu vivi mais tempo, Belgrado, Amsterdam e Nova York. Ninguém vai saber onde o corpo real foi enterrado”, acrescentou.

A artista disse que começou a pensar sobre o assunto no funeral de sua amiga, Susan Sontag, em 2004, no cemitério de Paris, que, segundo ela, “foi o mais triste a que já fui e ela era um dos maiores seres humanos que conheci”. E contou: “Voltei Para Nova York e disse ao advogado como queria que fosse o meu. Já tenho todo o roteiro do que deve acontecer”.

Leia a reportagem na íntegra (em inglês).