Melbourne investe em infraestrutura para evitar ondas de calor

Por: Redação

A cidade de Melbourne, no sudoeste da Austrália, fica em uma região predisposta a secas e altas temperaturas e sofreu um colapso energético em 2009.  Desde então, o governo tem investido em políticas de infraestrutura e conservação de áreas verdes para evitar que cidade sofra outro apagão.

A estratégia, que visa à preservação das árvores e parques existentes, a regeneração de áreas verdes danificadas e o plantio de novas áreas verdes, assim como a criação de novos parques verdes, atingiu resultados surpreendentes: o local teve um decréscimo de temperatura de 4º C.

Baixo custo: o governo investiu em aproximadamente R$ 5400 na construção de novos parques verdes para a cidade
Baixo custo: o governo investiu em aproximadamente R$ 5400 na construção de novos parques verdes para a cidade

Para atenuar o efeito da ilha do calor urbano, o governo investiu na plantação de 30.000 árvores. A ideia é refrigerar o centro comercial da cidade que, na época do verão, tem temperatura cinco vezes maior do que em qualquer outra região de Melbourne.

Aliado ao aumento da área sustentável da região australiana, a prefeitura da cidade criou uma grande rede de retenção da água pluvial para reuso na rega. Galerias e cisternas estão sendo construídos embaixo das ruas do município.

Com os investimentos para evitar as ondas de calor, a cidade de Melbourne consagra-se, hoje, como a maior cidade com edifícios comerciais verdes (prédios que fazem o uso eficiente de água e energia, reaproveita a energia solar e realiza um sistema de reciclagem de lixo) da Austrália.