Natura convida consumidores a pensar em inovações para seus produtos

Enquanto a maioria das empresas mantém o monótono serviço de atendimento ao consumidor como a única forma de contato com os clientes, cada vez mais consumidores querem marcas transparentes e abertas.

Esse abismo entre as pessoas que têm uma experiência diária com o produto e os responsáveis por seu desenvolvimento foi o que motivou a Natura a desenvolver o Cocriando, uma plataforma de criação colaborativa que convida os consumidores a interagirem com a empresa.

O modelo do Cocriando foi inspirado no OpenIDEO, plataforma que lança desafios abertos e permite que qualquer pessoa traga ideias para ajudar a solucioná-los.

A partir de um desafio, é criada uma jornada de cocriação que acontece online e em encontros presenciais. O objetivo é que os consumidores tragam ideias para aquele determinado tema. No momento, há duas jornadas abertas: a Bem-Estar e a TodoDia, cujo tema é “Como podemos trazer mais cuidado, beleza e prazer na sua rotina?”.

Segundo Juliana Nascimento, responsável pelo projeto, propostas que surgiram durante o Cocriando foram levadas à área de inovação da empresa e já impactaram o desenvolvimento de produtos, como estojos de maquiagem.