Noruega se torna o primeiro país a acabar com rádios FM

A Noruega vai começar a desligar todas as suas rádios FM nesta quarta, dia 11, se tornando o primeiro país do mundo a extinguir o formato, que existe há quase 80 anos. A medida aprovada pelo congresso é impopular no país, sendo que 66% da população é contra a medida. As informações são do Washington Post.

Mais de 2 milhões de carros do país ainda não foram adaptados para o formato digital, e terão que instalar um conversor, que custa nada menos que US$ 175. Entidades contrárias à medida também dizem que idosos podem ficar alienados do novo formato, e podem perder notícias importantes e até mensagens nacionais de alerta.

Sistema FM, que é usado por mais de 80 anos, começa a ser extinto no país.

O motivo da morte do FM é o custo de manter os dois sistemas funcionando simultaneamente, sendo que o país gasta cerca de US$ 30 milhões para sustentar cada formato. Defensores da troca dizem que o digital tem melhor qualidade é melhor adaptado para o país montanhoso, permitindo a existência de 8 estações digitais para o custo de cada FM em atividade.

Outros países europeus também estão considerando acabar com o sistema FM nos próximos anos, como Suíça, Reino Unido e Dinamarca. O exemplo do que acontece na Noruega, que planeja um desligamento total até 2019, será observado com cuidado por essas nações.