Nos EUA, homem é preso por desenhar com giz na calçada

Jeff Olso escreveu frases de protesto numa calçada, quase pegou 13 anos de pena e ainda foi impedido de falar sobre o caso

Por: Redação | Comunicar erro
reprodução
Este desenho quase rendeu a Olso uma pena de 13 anos e uma multa de US$13 mil. Seu advogado ainda foi proibido de, durante o julgamento, invocar a “Primeira Emenda” — dispositivo da Constituição que assegura aos cidadãos a liberdade de discurso.

O que é vandalismo? Em San Diego, cidade norte-americana da California, um homem chamado Jeff Olso foi acusado de vandalismo por usar giz para desenhar mensagens de protestos nas fachadas de grandes bancos do país.

Frases como “vergonha do Bank of America” e “não obrigado, grandes bancos” e desenhos variados, como crianças e um polvo segurando notas de dólares” serviram para quase mandar Olso para a cadeia. Ele seria julgado para uma pena de 13 anos e chegou a ser proibido de falar em público sobre o caso, mas foi absolvido em virtude da comoção que o caso ganhou.

reprodução
O “gizaço” organizado em defesa de Olso contou com a participação de centenas de pessoas, inclusive crianças.

Para apoiar sua causa, um protesto foi organizado em frente ao palácio de justiça de San Diego. Centenas de pessoas se reuniram para fazer um “gizaço”, colorindo a calçada do edifício.

Dica da Samuel.

Compartilhe:

Tags: #EUA
1 / 8
1
01:41
As camisas dos verdadeiros campeões
Você está vendo essa criança com camisa de futebol? Essa não é uma camisa comum, na realidade ela é uma …
2
01:47
Mestres da Criatividade: Grafites atropelam a intolerância
Um movimento de arte em favor do amor e contra a intolerância surgiu nas ruas de Berlim: Paint Back, promovido …
3
01:39
Mestres da Criatividade: doação de alimentos sem sair de casa
Mais de 7 milhões de pessoas têm algum tipo de dificuldade para comprar alimentos. Pensando em reduzir esse desigualdade, a …
4
02:11
Drones do bem: tecnologia que salva vidas
Você já conhece os drones, pequenas aeronaves não tripuladas controladas remotamente, certo? O objetivo inicial desses dispositivos era militar, permitindo que …
5
02:07
Mestres da Criatividade: o chuveiro que vai mudar a sua vida
O chuveiro Showeair possui uma bomba que o reabastece com a água já utilizada, e ela se derrama de novo …
6
01:29
O copo de batata que revoluciona a gastronomia
A empresa britânica Biome Bioplastics desenvolveu um copo de café feito de fontes naturais e renováveis, como fécula de batata …
7
06:50
Leonardo da Vinci: muito além da imaginação
Leonardo da Vinci morreu há 500 anos, deixando um legado gigantesco de conhecimento, arte e pesquisas. O autor da "Monalisa" e …
8
01:37
Drive-thru de torresmo é sucesso em Londrina
Dois amigos tiveram uma ideia genial que acabou fazendo sucesso na cidade de Londrina, no interior do Paraná. Mario Aparecido …