“O Riso dos outros”: documentário para refletir antes de rir

Por: Redação | Comunicar erro
Reprodução
Por Chris Madden

Você só ri dessa pessoa que caiu, primeiro porque ela não morreu e segundo porque não é você – Mariana Armellini, atriz.

O ataque às minorias é uma regra do humor – André Dahmer, cartunista.

Nenhum tema deve ser proibido, eu acho que a forma, a maneira como você coloca o tema, é que pode ser ofensiva ou não – Jean Wyllys, deputado federal.

Estes são trechos de alguns depoimentos que compõem o documentário “O Riso dos Outros”, dirigido por Pedro Arantes. Nele, uma temática que merece atenção e espaço para o debate. Mais do que isso: espaço para a reflexão sobre o que é de fato humorístico e em qual momento o discurso preconceituoso acha refúgio nas “piadas de mau gosto”.

Recentemente exibido na TV Câmara, o doc reuniu comediantes que trabalham com stand up e, em contrapartida, cartunistas – que lidam com humor de uma outra maneira – e ativistas engajados com a luta pelo fim da discriminação.

Danilo Gentilli, Fernando Caruso, Rafinha Bastos, Nanny Peaople, Laerte Coutinho, Arnaldo Branco e Lola Aronovich são alguns dos entrevistados que abordaram diversos pontos sobre o assunto em questão. E como disse o ator Hugo Passolo: “Você precisa saber de que lado você está dessa piada”.

Veja o documentário “O Riso dos Outros” na íntegra:

Compartilhe: