Orkut deixa de existir como rede social e dá lugar a museu digital de comunidades

“Luta de classes…” era uma das inúmeras comunidades bem-humoradas do Orkut

Um dos endereços mais importantes da história da internet brasileira, o Orkut deixou de existir como rede social na manhã de ontem, dia 30, para dar lugar a um museu virtual.

Batizado de “Arquivo de Comunidades”, o endereço (orkut.com) agora reúne as comunidades públicas com seus arquivos e discussões, que podem ser acessadas livremente. São 51 milhões ao todo. No entanto, novos posts não são aceitos.

Os antigos usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando a ferramenta Takeout (google.com/settings/takeout ) até setembro de 2016. Aqueles que não quiserem que seu perfil ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você podem remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. O passo a passo está disponível na página Central de Ajuda.

O Orkut encerrou as atividades com pouco mais de uma década de existência. Seu declínio teve início com o crescimento do Facebook no Brasil, em 2011. Dos cerca de 40 milhões de usuários da rede em seu auge, restaram cerca de 5 milhões. A empresa enfrentou também inúmeras pendências jurídicas por conta de crimes cometidos no serviço.