Os Melhores de 2010

Por: Catraca Livre

Este ano a literatura protagonizou diferentes campanhas de incentivo à leitura. Foi dona de uma das maiores festas destinada ao tema da América Latina, a Bienal. Escritores como Pagu, Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Raquel de Queiroz, entre outros, espalharam suas obras em Mostras por todo ano.

O ano de 2010 marcou também despedidas. Vimos partir um dos maiores escritores da literatura portuguesa e José Saramago, além de um dos maiores nome da literatura norte-americana, J.D. Salinger.

A América Latina orgulhou-se ao conhecer o ganhador do Nobel de Literatura deste ano. O prêmio contemplou o escritor Mario Vargas Lhosa.

Este foi o ano também das biografias. Músicos tiveram suas histórias contadas;  autores tiveram sua vida registrada e países por onde passaram revisitados, como no caso de “Clarice,”, de Benjamin Moser.

Foi o ano em que os HQs ganharam mais prateleiras nas livrarias. Inclusive nacionais. Conquistando leitor e aumentando a produção como “Cachalote”, por exemplo, “Cicatrizes”, de David Small e “Notas sobre Gaza”, de Joe Sacco.

E, para você? Qual foi o livro que marcou 2010? Comente abaixo.

Catraca Livre publicará  a lista dos livros de 2010 preferidos pelo leitor e postará, também, a lista dos preferidos pela redação.