Ouça as principais obras de Heitor Villa-Lobos

Por: Redação | Comunicar erro

Se estivesse vivo, Heitor Villa Lobos completaria 128 anos nesta quinta-feira, 5 de março. Em homenagem a um dos maiores nomes da música erudita brasileira, desde 2009, comemora-se oficialmente nesta data o Dia Nacional da Música Clássica.

tvescola.org/ reprodução
Em homenagem ao música, em 5 de março comemora-se também o Dia Nacional da Música Clássica

Carioca da gema, Villa Lobos nasceu em 1887. Ainda pequeno, ganhou do pai um violoncelo, instrumento ao qual se tornou um grande devoto. Músico, compositor erudito e maestro, ele tornou-se reconhecido internacionalmente por revolucionar o conceito de nacionalismo musical. Villa Lobos é responsável por romper com a musicalidade acadêmica vigente no país no início do século 20.

De acordo com Carla Paes Leme, da Rádio Batuta (veículo online do Instituto Moreira Salles), “apesar das obras de Villa-Lobos terem aspectos da escrita europeia, o compositor fundiu em seus trabalhos a musicalidade nacional, utilizando sons da mata, indígenas, africanos, cantigas, choros e sambas”.

Na rádio online é possível ouvir gratuitamente um programa especial dedicado ao compositor. Entre as obras destacadas, é possível ouvir “Trenzinho do Caipira”, “O Canto do Cisne Negro” e “Melodia Sentimental”. Acesse o programa neste link.

Na Rádio UOL (acesse aqui) também possível ouvir obras completas do compositor.

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …