Ouça as principais obras de Heitor Villa-Lobos

Por: Redação | Comunicar erro

Se estivesse vivo, Heitor Villa Lobos completaria 128 anos nesta quinta-feira, 5 de março. Em homenagem a um dos maiores nomes da música erudita brasileira, desde 2009, comemora-se oficialmente nesta data o Dia Nacional da Música Clássica.

tvescola.org/ reprodução
Em homenagem ao música, em 5 de março comemora-se também o Dia Nacional da Música Clássica

Carioca da gema, Villa Lobos nasceu em 1887. Ainda pequeno, ganhou do pai um violoncelo, instrumento ao qual se tornou um grande devoto. Músico, compositor erudito e maestro, ele tornou-se reconhecido internacionalmente por revolucionar o conceito de nacionalismo musical. Villa Lobos é responsável por romper com a musicalidade acadêmica vigente no país no início do século 20.

De acordo com Carla Paes Leme, da Rádio Batuta (veículo online do Instituto Moreira Salles), “apesar das obras de Villa-Lobos terem aspectos da escrita europeia, o compositor fundiu em seus trabalhos a musicalidade nacional, utilizando sons da mata, indígenas, africanos, cantigas, choros e sambas”.

Na rádio online é possível ouvir gratuitamente um programa especial dedicado ao compositor. Entre as obras destacadas, é possível ouvir “Trenzinho do Caipira”, “O Canto do Cisne Negro” e “Melodia Sentimental”. Acesse o programa neste link.

Na Rádio UOL (acesse aqui) também possível ouvir obras completas do compositor.

1 / 8
1
10:18
A trajetória de Lázaro Ramos
O ator  Lázaro Ramos nos visitou aqui na Catraca para conversar sobre sua carreira: das dificuldades até o sucesso. Confira no …
2
09:00
Dim Brinquedim e a arte do brincar
O artista cearense Antonio Jader Pereira dos Santos, também conhecido como "Dim Brinquedim", é o fundador do Museu Brinquedim em …
3
05:46
Criatividade e talento na dança de Deborah Colker
A renomada coreógrafa brasileira Deborah Colker está com sua nova apresentação "Cão sem plumas" rodando mundo a fora. Nossa equipe foi …
4
09:08
A magia dos arranjos musicais
O compositor e multi-instrumentista Antonio Loureiro é entrevistado pelo jornalista Gilberto Dimenstein neste novo vídeo da série Mestres da Criatividade. A …
5
05:33
Chega de embalagens: preservando o meio ambiente
Já pensou entrar em um supermercado em que os produtos são todos vendidos a granel, sem embalagens? Você leva o …
6
02:35
Criatividade e Solidariedade: transformando a dor em beleza.
A vida do garoto Angelo Henry, morto em 2014, inspirou uma linda história de solidariedade que ressoará na vida de …
7
01:17
A mãe que reescreveu a história da sua filha
O que uma mãe não faz por seus filhos? A Alessandra, mãe da Naná, notou que às vezes havia uma certa …
8
02:47
Não existe nada por acaso
Um dos melhores intérpretes da MPB, Simoninha doou o seu talento à Orquestra Sinfônica Heliópolis em um show no Masp …