Paraense Arthur Machado transforma erros digitais em estética

Projeto da loja Hypchic apresenta e mapeia talentos em artes visuais do nordeste paraense

Por: Catraca Livre

Tù.úk’z é a variação de um apelido de infância (Tuca) de Arthur Machado, artista visual  natural de Belém do Pará. Ele já experimentou a pintura e o grafite como meio de expressão, mas é na arte digital  que ele considera seu principal espaço de criação atualmente. Foi com a arte digital que  o seu trabalho ultrapassou fronteiras e chegou a uma exposição em uma galeria nos Estados Unidos em que expôs trabalhos de artistas digitais, inclusive Glitch Art. Além disso sua página no Facebook possui pessoas de diversas nacionalidades

A Glitch Art é a estética predominante no trabalho desse paraense que transforma a baixa resolução, o excesso de saturação e outros defeitos digitais em linguagem de expressão. Seus trabalhos se apropriam de detalhes geométricos, psicodélicos e surreais e são elogiados em grupos de artistas no Facebook dos quais o artista participa e em sua própria página na rede de Zuckberg.

Pure Honey, Atagen, Creation by Destruction, Rascal Visuals, Mark Klink, Hendrix Nash, Od Niwr, Blcvk Van, CAVE, Ügur Engin Deniz, Sisterr, Mathieu St-Pierre são alguns dos artistas que compõem seu universo de referências.

Para ver mais fotos e conferir a entrevista completa, leia a coluna Conexão Hypchic aqui.