Reduzir quantidade de lixo é tão importante quanto reciclar; veja dicas

O Instituto Akatu é uma organização não governamental que defende o consumo consciente para um futuro sustentável. No domingo, uma matéria da Folha ouviu a porta-voz da ONG, Gabriela Yamaguchi, sobre como gerar menos lixo. Ela explicou que separar papel, plástico e metal não é o suficiente, e que reduzir a quantidade e tão importante quando reciclar. Veja 5 sugestões para diminuir sua produção de lixo:

Diminuir a quantidade de lixo é tão imporante quanto reciclá-lo

Sacola de plástico

Pense na quantidade de sacolas plásticas que você utiliza no dia a dia: mercado, feira, lojas, farmácia, etc. Existe o costume de acumular esses itens em casa, o que aumenta a produção de lixo. Uma boa dica para evitar o acúmulo é carregar sempre uma sacola durável na bolsa, para utilizá-la quando comprar algo.

Amasse

Para poupar espaço nas lixeiras e no próprio caminhão de lixo, amasse embalagens grandes, como garrafas pet, caixas e embalagens tipo longa vida, até ficarem compactas. É uma prática simples que ajuda a economizar recursos.

Objetos duráveis

Evite comprar bebidas em pequenas embalagens e dê preferência a copos e garrafas duráveis para utilizar tanto em casa, como no trabalho.

Refil

Você sabia que muitos produtos de higiene pessoal e de limpeza também são vendidos em embalagens refil? Elas costumam ter de 30% a 40% menos plástico na composição e são uma ótima alternativa para diminuir a quantidade de lixo.

Aposte no digital

Use a internet para acessar catálogos e publicações, e peça versões digitais de contas e extratos bancários para diminuir o acúmulo de papéis.