Rotina: como estabelecê-la com as crianças? Confira dicas!

Do nosso parceiro Tempojunto.

A rotina é importante na vida de uma criança. É o que defende o blog Tempojunto. Quando se estabelece uma rotina, os pequenos tendem a ficarem menos ansiosos e estressados, além de assumirem responsabilidades que se estendem para a vida adulta.

“Eu aprendi depois de me tornar mãe que explicar a rotina das crianças de um jeito simples e visual ajuda muito a deixá-las mais tranquilas e menos ansiosas”, defende Patricia Camargo, autora do blog.

Mas o que fazer então para que a rotina não se torne algo chato e desinteressante? Na geração de hoje, onde tudo é muito ágil, onde as crianças estão o tempo todo em contato com tecnologias e novas descobertas, este é, sem dúvidas, um desafio.

Estabelecendo uma rotina, a criança pode ficar mais tranquila e organizada, e menos ansiosa.

“Em casa, a rotina das crianças sempre esteve em formato de calendário. Quando eles eram pequenos, eu usava desenhos, cores, fotografias e adesivos colados nos dias para representar tanto as principais atividades e eventos, quanto as tarefas importantes que não poderiam ser esquecidas” – explica Patricia.

Uma dica que ela dá é que as próprias crianças escrevam ou desenhem em seus calendários, assim elas participam e se envolvem neste processo de criação da própria rotina. Além disso, construir esse calendário “é um tempo junto super gostoso que passamos decidindo as prioridades da família”, completa.

É possível também trabalhar a rotina por meio de brincadeiras e atividades mais descontraídas, assim fica mais prazerosa e divertida essa construção. Confira abaixo algumas dicas do Tempojunto:

  • Usando pregadores

Uma leitora enviou ao blog a lista de atividades que os filhos montam lá na casa dela. Nela, vai tudo que eles precisam fazer no dia a dia e, quando as atividades acabam, eles viram a lista e já está pronta para um novo dia! Veja como fica:

O calendário de atividades é uma opção legal para trabalhar com as crianças a rotina.
  • Relógio Analógico

Outra ideia legal é esta trazida pela SecondGradePerks. Trata-se de um relógio analógico, em que é possível abrir uma janelinha e, assim, começar a relacionar os números com os minutos.

Brincadeiras e atividades lúdicas podem ajudar as crianças a estabelecerem uma rotina com mais facilidade.

Para conferir essas e outras sugestões, clique aqui e acesse o blog Tempojunto. Adote na sua casa brincadeiras e atividades que trabalhem com os pequenos a rotina – eles, além de se divertirem, estarão aprendendo uma série de habilidades.

Leia mais:

1 / 8
1
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …
2
01:02
As publicidades de elevador mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das dez propagandas de elevador mais criativas para inspirar o seu …
3
59s
Os dez prédios mais estranhos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez prédios mais estranhos do mundo. Lugares ótimos para …
4
01:03
Os dez jardins mais lindos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez mais bonitos jardins do planeta. Lugares ótimos para …
5
02:11
Conheça a história do Museu Guggenheim em Nova Iorque
O jornalista Gilberto Dimenstein visitou o museu Guggenenheim em Nova Iorque e nos conta sobre a história desse lugar maravilhoso. Este …
6
02:20
Avô dança com neto na véspera de cirurgia
O pequeno garoto coreano Kyu San Juan descobriu que teria que se submeter a uma delicada cirurgia no cérebro. A …
7
01:51
Gari defende TCC vestido com uniforme de trabalho
O gari Ednilson de Pontes Silva, de 31 anos, defendeu seu trabalho de conclusão do curso de licenciatura em história …
8
01:20
Cientistas conseguem transformar sangue tipo A em tipo O
Um grupo de cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, conseguiram transformar sangue do tipo A em doador universal. O …