Últimas notícias:

Loading...

Site mapeia lendas e histórias tradicionais do folclore do mundo todo

Plataforma online Meu Populário apresenta conhecimentos e costumes de diversas partes do mundo, com objetivo de preservar e ressaltar culturas

Por: Publi

Quem nunca se pegou entrevistando a avó ou o avô para descobrir mais histórias dos seus antepassados, não é mesmo? Fato é que muita gente gosta de conhecer as tradições familiares, receitas secretas passadas de geração em geração, saberes ancestrais e muito mais, numa grande viagem temporal.

Estas histórias mexem com o imaginário de qualquer pessoa, tal qual as lendas do nosso folclore. Sim, o folclore brasileiro nada mais é do que um complexo de costumes, crenças, lendas, contos, brincadeiras e conhecimentos que caracterizam nosso povo. Estes saberes variam de região para região e, assim como histórias familiares, atravessam gerações.

Em homenagem ao Dia do Saci Pererê, foi criada a plataforma online Meu Populário, que possibilita aos usuários explorar as características folclóricas tanto do Brasil como de outros lugares do mundo
Crédito: Banco de Imagens | iStock | @thiagocanutobsEm homenagem ao Dia do Saci Pererê, foi criada a plataforma online Meu Populário, que possibilita aos usuários explorar as características folclóricas tanto do Brasil como de outros lugares do mundo

Em homenagem ao Dia do Saci Pererê, comemorado em 31 de outubro, foi criada a plataforma online Meu Populário, que possibilita aos usuários explorar as características folclóricas tanto do Brasil como de outros lugares do mundo. A iniciativa, que visa preservar e cultivar a cultura brasileira, é da Genera, primeiro laboratório especializado em genômica pessoal do Brasil.

Feito em parceria com o historiador Rodrigo Trespach e a ilustradora Amanda Aguiar, o Meu Populário funciona como um registro de lendas e costumes de todos os continentes, proporcionando uma imersão cultural pelos contos populares, por meio de elementos simbólicos e materiais como a música, culinária, artes visuais, literatura, histórias, medicina popular e festas tradicionais.

O site e seu conteúdo são totalmente gratuitos e é necessário somente um cadastro para ter acesso às informações. Nele, é possível saber mais sobre lendas como Barba Ruiva e Mãe da Mata, da região Nordeste do Brasil; Macunaíma e Vitória Régia, do Norte; Bicho Papão e Saci Pererê, das regiões Sul e Sudeste; além dos Tuaregues, da região do Saara, na África, da Caixa de Pandora, da Grécia, do Halloween, nas Ilhas Britânicas, e do Pé Grande, da América do Norte – entre tantas outras boas histórias.

“Muitos hábitos presentes na sua família há muitas gerações, sejam eles praticados de maneira coletiva ou individual, podem estar relacionados com essas lendas. Isso mostra a importância  de valorizar esses elementos na nossa cultura, uma vez que tudo isso está diretamente conectado com a ancestralidade do brasileiro. Resgatar esses pontos nos conecta com nossas origens e nos traz um olhar mais cauteloso para aspectos importantes da nossa história e que podem muitas vezes passar despercebidos”, explica Ricardo di Lazzaro Filho, CEO e fundador da Genera.

O Halloween, que tem origem nas Ilhas Britânicas com o Samhain, é uma das festas folclóricas que você pode saber sua origem na plataforma
Crédito: Banco de Imagens | iStock | @sandsunO Halloween, que tem origem nas Ilhas Britânicas com o Samhain, é uma das festas folclóricas que você pode saber sua origem na plataforma

Acesse o site Meu Populário e saiba mais sobre as lendas do mundo todo!

Entenda sua ancestralidade

Criada por Ricardo Di Lazzaro e André Chinchio, a Genera é o primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal que realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar no Brasil e que atua no mercado desde 2010 com foco em inovação.

Por meio de uma técnica chamada microarray, a startup faz uma leitura de milhares de pontos do DNA de cada pessoa, identificando tanto a origem dos seus antepassados quanto os melhores exercícios e dietas para o seu corpo, predisposições a doenças genéticas e diversas outras características para levar uma vida mais saudável.


Compartilhe:

Tags: #Halloween