Todo mundo tem teta: projeto questiona apelo sexual do corpo

Ensaio questiona padrões estéticos e apelo sexual dos dias atuais

As marcas e os traços de um corpo despido, livre da obsessão pelo ideal, refutam delírios que apontam e ditam. Desconstroem um mundo de apelos sexuais, estéticos. Silenciam preconceito “nosso” de cada dia.

A beleza nua (crua) que encanta e questiona é tema do ensaio fotográfico intitulado, “Projeto Tetas, com autoria da designer e fotógrafa Amanda Páluzzi e da estudante de moda, Brenda Nantes.

De um descontraído papo sobre a beleza do corpo surgiu a ideia do projeto, que na última terça-feira, 12 de maio, completou dois anos. “Fomos atras, divulgamos no facebook, amigos etc, e as pessoas começaram a se interessar pela ideia. Também recebi vários emails de voluntários.”

Créditos: Amanda Páluzzi (Projeto Tetas)

Após um grande numero de interessados, a fotógrafa e o grupo marcam uma data para realizar as sessões pelas ruas de cidades como Campinas (onde moram Amanda e Brenda) e São Paulo. “É uma sessão de fotos com todo mundo junto. Faço a foto individualmente, mas o grupo vai caminhando comigo pelas ruas pra achar um cenário ideal para cada teta”.

Divinas tetas (o)(o)

Após tantas tetas clicadas, o projeto cresceu e virou até exposição: três vezes em São Paulo, duas em Campinas, uma em Minas Gerais e também no Rio Grande do Sul. Atualmente, Amanda já fotografou 67 tetas homens e mulheres. “A reação das pessoas é bem diversificada. Primeiro morrem de vergonha, onde podemos ver claramente aquela ideia do corpo perfeito. Depois que os primeiros começam a fotografar, os outros já vão se sentindo mais confortáveis. No fim, está todo mundo dando risada, querendo tirar foto em conjunto.

Para participar, entre em contato com o email do projeto: projetotetas@hotmail.com e aguarde a formação de um novo grupo de voluntários. Cada voluntário assina um contrato de uso de imagem.