‘Totem anticelular’ quer tornar as reuniões de trabalho mais produtivas

O principal objetivo da iniciativa é reduzir o vício de verificar o aparelho a todo momento e tornar as conversas mais produtivas

Na mesa do bar, no almoço de família, na reunião de negócios. Não são poucos os momentos em que o celular, da maneira como é usado hoje, interrompe, muda o foco e atrasa diversos tipos de conversas e encontros. Para tentar combater esse hábito, a agência de publicidade Lew’LaraTBWA, de São Paulo, criou totens bem atrativos, que foram posicionados do lado de fora das salas de reunião para que as pessoas depositem seus aparelhos antes de entrar.

Enquanto a reunião acontece, os donos dos smartphones tem a opção de deixá-los carregando no Totem – com carregadores disponibilizados pela equipe de T.I. da agência – ou deixar que sejam recolhidos para ficar na recepção, onde a recepcionista atenderá as chamadas e anotará os recados.

A maioria dos funcionários e clientes – mesmo sofrendo um pouco – aprovou a iniciativa

Depois que foi posta em prática, a iniciativa começou a receber o apoio de funcionários e clientes, que perceberam que as reuniões podem ser mais produtivas se os participantes ficarem focados no assunto em discussão e não preocupados em twittar, postar, checar e-mails, mandar SMS/whatsapp ou atender ligações.

“Queremos incentivar a redução da dependência do celular, o que chega a ser, muitas vezes, falta de educação e respeito para com quem está ao redor. E mais, que deem atenção e foco ao trabalho que estão fazendo”, explica o sócio e presidente da Lew´LaraTBWA, Marcio Oliveira.

O funcionário da agência Francisco Coutinho também aprovou: “Reuniões que antes demoravam mais de uma hora, hoje são resolvidas muito mais rápido. As pessoas não perdem tempo respondendo e-mails ou whatsapp e tem seu foco 100% no que está sendo discutido naquele momento”, comemora.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.