Universitários criam aplicativo que mapeia pés de frutas públicos

Adarley Grando, Vinícius Magalhães e Fábio Rezende criaram o aplicativo de colheita colaborativa “Fruit Maps”

Um grupo de universitários de Brasília criou um aplicativo que permite mapear pomares em lugares públicos. Chamado de Fruit Map, o app permite que as os usuários sinalizem locais onde há frutas e informem se a propriedade é pública ou privada e se o acesso é fácil, médio ou difícil.

A ideia de mapear as árvores surgiu pelo gosto da colheita que os estudantes Fábio Rezende, Vinícius Magalhães e Adarley Grando têm em comum. Atualmente, a lista de árvores frutíferas da região do Planalto Central já conta com mais de 50 espécies até o momento, com predominância de pés de manga e jaca. Os meninos afirmam também que há procura de pés de frutas em São Paulo, Belo Horizonte e Campina Grande.

Screenshots da tela de mapa e lista de frutas do aplicativo “Fruit Map”

Instalado mais de 400 vezes, desde o lançamento, no fim de novembro de 2015, o app está disponível apenas para aparelhos com sistema iOS e pode ser instalado gratuitamente. A ideia é de que em breve a ferramenta também esteja disponível para aparelhos Android e que mais pessoas possam participar da colheita colaborativa.