Veja como eram os primeiros domínios da internet brasileira

A internet brasileira já tem 40 anos se forem levados em conta os primeiros testes e experiências em conexão entre computadores à distância. Os primeiros registros de domínios ou sites comerciais, que basicamente marcaram o início da expansão da rede, só começaram mesmo na década de 1980 e, no Brasil, em 1995.

Nesse contexto, o primeiro registro de um domínio comercial nacional, o “.com.br”, foi feito pela Cemig, a Companhia de Energética de Minas Gerais. Portanto, se não considerarmos endereços de universidades e de órgãos públicos, o cemig.com.br é o site mais antigo do Brasil. Seu aniversário de 23 anos será “comemorado” no próximo dia 17 de agosto.

Página da Cmig em 26 de dezembro de 1996

Em 1995, quando o Comitê Gestor da Internet Brasileira começou a atuar nessa atividade, levava até sete dias para sair o registro de um domínio, uma vez que o processo era todo manual. Em 2008, quando a burocracia foi eliminada, houve um boom na quantidade de registros, com cerca de 25 mil pedidos mensais.

Atualmente, temos mais de 1,5 milhão de endereços terminados em .com.br, o que torna o Brasil o sétimo país com mais registros de domínios nacionais no mundo. Contudo, quando o Comitê Gestor da Internet Brasileira adotou um mecanismo de cadastro eletrônico, todos os domínios que já haviam sido registrados em 1995 ficaram notados sob a data 01/01/1996. Com isso, parte dessa história se perdeu naquela época.

Site do antigo banco Bamerindus
Primeiro site da Philco no Brasil.
O site da Chevrolet tocava uma musiquinha de Natal

Veja mais no site do Tecmundo.