Você é livre: produza e compartilhe música com o mundo

Por: Redação
O CC varia em "compartilhamento não comercial", "compartilhamento completo", "apenas distribuição", etc

Música não dá dinheiro. O show com músicas é que dá. Disco não dá visibilidade. O download do disco é que dá. Numa era em que a licença Creative Commons permite que outros artistas interfiram na sua obra, aprendemos, em tempo, o conceito de compartilhamento.

Todos contra o Copyright (ou quase todos). Aquilo que um dia já foi útil para os músicos, hoje favorece as grandes corporações. O motivo é que esse conjunto de leis, “protege” a obra de qualquer tipo de manipulação, impedindo a intervenção artística alheia.

Conheça a Licença Creative Commons

Aos adeptos da música livre, os interessados em produzir e compartilhar experiências com gente do mundo todo, o Catraca Livre apresenta o ccMixter, um portal que reúne “stems” (linhas de baixo, bateria, percussão, etc) e “pellas” (gravação da voz, sem os instrumentos) para você fazer o que quiser.

Outras alternativas que libertam a música das garras da indústria fonográfica são o Free Sound, Looperman e o Free Music Archive – este último com um acervo imenso de músicas gratuitas, incluindo gravações históricas.

No ccMixter, uma menina, conhecida como a Garota do Calendário, lançou um CD com as 12 melhores produções de artistas que compuseram arranjos para seus “pellas”. Agora que você já encontrou bastante material para sua criatividade, também deve encontrar bom senso para compartilhá-la com o mundo todo.