Você viveria em uma dessas cidades abandonadas?

O crescimento das cidades e a eterna migração dos seres humanos resultaram em lugares que, hoje, são extrema e perigosamente ocupados e em outros que foram abandonados com o tempo.  Seja a busca por uma habitação melhor ou a falta de investimentos, o fato é que muitos locais se encontram hoje em uma situação precária.

O site Arquitetura Sustentável fez uma seleção com 14 lugares que poderiam ser melhor aproveitados caso fossem reconstruídos ou planejados da forma correta. Você viveria em algum deles? Confira abaixo.

Sanzhi Pod City, Taiwan

A cidade foi criada na década de 1970 para ser uma colônia de fêrias para pessoas ricas. Mas a vila de aspecto futurista foi abandonada ainda durante sua construção, devido a acidentes e falta de investimento. Os edifícios continuam lá, assim como os rumores de que os fantasmas mortos na construção também.

Hashima Island, Japão

A ilha foi construída ao redor de um depósito de carvão para abrigar seus trabalhadores. A partir da década de 1960, o petróleo tomou o lugar do carvão no comércio mundial, muitos trabalhadores foram demitidos e a cidade começou a perder seu propósito. Hoje, abandonada, serve como ponto turístico.

Fordlândia, Brasil

A área de aproximadamente 15 mil quilômetros quadrados em meio à Floresta Amazônica foi adquirida em 1927 pelo empresário americano Henry Ford. Sua intenção era criar uma pequena cidade para abrigar o comércio de látex, abundante na região e fundamental para a fabricação de pneus. O empreendimento fracassou e a cidade foi deixada para trás.

Oradour-sur-Glane, França

A aldeia francesa foi completamente destruída durante um bombardeio em 1944. Seus 642 habitantes foram mortos pela Waffen-SS, a tropa de elite nazista, e apenas uma única sobrevivente restou para contar a história. Hoje, é um museu da Segunda Guerra Mundial.

Copehill Down, Inglaterra

A pequena cidade foi construída para servir como cenário para treinamentos militares de combates em áreas urbanas. Depois que parou de ser usada pelo exército britânico, foi abandonada.

Confira os outros lugares no Arquitetura Sustentável.