CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Cientista alerta: risco de câncer da aspirina e omeprazol

Por: Gilberto Dimenstein

Essa notícia deve ser ser lida com muita por menos um motivo: foi publica na revista da Academia Americana de Dermatologia.
Para ser publicado em publicações desse nível científico, o artigo tem de trazer muitos dados, baseados em rigorosos testes.
Nesse caso foram analisado, entre 2004 e 2012, 80 mil pessoas que tiveram câncer e outro 1,5 milhão que não desenvolveu a doença.
O fato: remédios consumidos diariamente como omeprazol e aspiringa trazem risco de câncer.

Notícia da Catraca Livre

Um estudo dinamarquês publicado na revista científica “Journal of the American Academy of Dermatology” constatou que medicamentos clássicos como aspirina, hidroclorotiazida (HCT, diurético usado contra hipertensão), estatinas e omeprazol podem causar câncer e diabetes.

O uso de hidroclorotiazida, aliás, está associado à maior incidência de alguns tipos específicos da enfermidade.

Crédito: Getty Images/iStockphotoRemédios populares causam doenças graves
A conclusão que chegaram foi que há uma chance até 29% maior de incidência para carcinoma de célula basal e até três vezes maior para o carcinoma de células escamosas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os cânceres de pele afetam 165 mil pessoas e matam cerca de 2 mil pessoas ao ano no Brasil.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Por: Gilberto Dimenstein

Jornalista, educador e fundador da Catraca Livre.